Terremoto de 5,1 graus atinge a Califórnia em meio à tempestade Hilary
Colaboração para o UOL, em São Paulo*
21/08/2023 18h42
Em meio aos registros de enchentes e deslizamentos provocados pela tempestade tropical Hilary, a Califórnia registrou um terremoto de magnitude 5,1 graus no condado de Ventura, no domingo (20).
O que aconteceu
O terremoto foi registrado às 14h41 e teve a cidade Ojai, que fica a cerca de duas horas de Los Angeles, como epicentro. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto causou ao menos quatro tremores secundários, cada um com magnitude igual ou superior a 3.
O fenômeno foi relatado em cidades como Ventura, Camarillo, Oxnard, Newbury Park, Thousand Oaks, Simi Valley, Santa Bárbara, partes de San Fernando Valley, Malibu, Porter Ranch, Manhattan Beach e outras localidades. Não houve, no entanto, registros de danos significativos.
Horas após o registro dos tremores, o Departamento de Polícia do Condado de Ventura realizou uma inspeção aérea sobre os lagos Casitas, Matilija, além da cidade de Ojai, e não foi registrado nenhum dano mais grave na região.
Tempestade tropical transformou ruas em rios
A tempestade tropical Hilary trouxe chuvas recordes para a Califórnia, fechando escolas, estradas e empresas, antes de continuar para o oeste nesta segunda-feira. O dilúvio transformou rodovias em rios, como na área geralmente deserta de Palm Springs, a duas horas de Los Angeles.
Esse tipo de tempestade, muito rara no sul da Califórnia, bateu recordes diários de precipitação, segundo as autoridades. Hilary perdeu a força e agora é considerado um ciclone pós-tropical.
Entretanto, chuvas intensas ainda podem causar inundações e fortes rajadas ainda são esperadas, alertou o Centro Nacional de Furacões (NHC).
Em antecipação, o famoso Parque Nacional do Vale da Morte, que geralmente é atingido por um calor escaldante em vez de chuvas torrenciais, anunciou seu fechamento devido a possíveis "inundações perigosas".
Depois de passar por Nevada, a tempestade deve seguir em direção aos estados de Oregon e Idaho, mais ao norte.
Ao passar pelo México, antes de chegar aos EUA, Hilary chegou a atingir a força de um furacão de categoria quatro. O fenômeno, rebaixado a tempestade tropical na manhã de domingo, causou a morte de uma pessoa, que foi levada com seu veículo pelas ondas.
*Com informações da RFI