Andreza Matais

Andreza Matais

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Vice do PT anuncia apoio a rival de Lula; Waguinho acusa 'pacto com diabo'

Vice-presidente nacional do PT, o deputado federal e prefeito eleito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, anunciou uma aliança com Márcio Canella (União), eleito prefeito de Belford Roxo com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e com discurso de oposição ao governo Lula. Principal aliado de Lula na Baixada Fluminense, o prefeito Waguinho (Republicanos) classificou a aliança de "pacto com o diabo".

Em vídeo publicado nas redes sociais, o petista diz, ao lado de Canella, que irá levá-lo até Lula para garantir verbas para a cidade.

Canella derrotou no primeiro turno o grupo de Waguinho, que tinha o apoio pessoal do presidente Lula (PT). Foi uma das poucas cidades em que o petista fez campanha neste ano. Como mostrou um série de reportagens do UOL, Lula direcionou até mesmo recursos do orçamento próprio de ministérios para a cidade, liberados a jato e sem análise técnica.

A mulher do prefeito, a deputada federal Daniela do Waguinho, foi ministra do Turismo de Lula. Nas eleições presidenciais, o casal ajudou o petista a conquistar votos na Baixada Fluminense (região com 13 municípios), um reduto bolsonarista, com forte presença das igrejas evangélicas e dominado pelas milícias.

O movimento de Quaquá foi considerado uma traição pelo grupo de Waguinho e levantou desconfianças sobre o papel do PT nacional nessa articulação, uma vez que o deputado é vice-presidente nacional do partido.

Isso é um atentado contra o presidente Lula. Tentar fazer uma aliança política na baixada com os aliados dos que tramaram a tentativa de golpe e até de assassinato do presidente da República é jogar a coerência na lata do lixo da história. O presidente Lula veio a Belford Roxo durante a campanha deste ano justamente para derrotar essas forças do atraso e do negacionismo. Não existe pacto com o diabo

Waguinho, prefeito de Belford Roxo

Quaquá, uma das principais lideranças do PT no Rio de Janeiro, também descartou o apoio à candidatura do seu colega de partido, o vereador Igor Menezes (PT), para a presidência da Câmara Municipal de Belford Roxo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.