Topo

Grupo de catadores vestidos de samurai coletam lixo no Japão após Halloween

Grupo de samurais coleta lixo das ruas de Tóquio, no Japão Imagem: Issei Kato - 01.nov.2023/Reuters

Do UOL, em São Paulo

02/11/2023 08h47

Um grupo de coletores de lixo com roupas de samurai foi às ruas para recolher a sujeira após as festas de Halloween em Tóquio, no Japão.

O que aconteceu

Grupo saiu com trajes de vime e cestos nas costas. Durante os trabalhos, os coletores usaram pinças que simulavam espadas para recolher o lixo em uma performance com o objetivo de chamar atenção para a importância de limpar as ruas.

Ideia é chamar a atenção para a limpeza Imagem: Issei Kato - 01.nov.2023/Reuters

Conhecido como Gomihiroi Samurai, os coletores criaram o grupo em 2006. Hoje eles têm quase 800.000 seguidores no TikTok.

Recolhimento de lixo é tradição histórica no Japão. Após grandes eventos que geram sujeira, é comum ver japoneses coletando o lixo que fica no chão. Na Copa do Mundo de 2022, também chamou a atenção o comportamento de torcedores que limparam as arquibancadas após os jogos.

Coleta não se trata apenas de consciência ambiental. É um pouco mais que isso. A prática faz parte de uma tradição do país: o souji.

Segundo a BBC, a palavra japonesa tem vários significados e, entre eles, limpeza e varrição. Na prática, trata-se de um ritual que segue um provérbio: "Não jogue terra no poço que te dá água". É uma filosofia que passa de geração para geração.

Ainda de acordo com a BBC, as crianças japonesas realizam, nas escolas e com coordenadoria dos professores, tarefas como limpar os banheiros, varrer o chão e lavar a louça. A ideia é que as crianças aprendam com isso a zelar pela limpeza dos espaços públicos.

Os coletores usaram pinças que simulavam espadas para recolher o lixo Imagem: Issei Kato - 01.nov.2023/Reuters

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Grupo de catadores vestidos de samurai coletam lixo no Japão após Halloween - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional