Topo

Guerra em Israel hoje (9/11): Veja novas notícias e assista aos vídeos

Soldados das Forças de Defesa de Israel operando na Faixa de Gaza Imagem: Forças de Defesa de Israel

Do UOL, em São Paulo

09/11/2023 12h37

A guerra entre Israel e o Hamas completa 34 dias nesta quinta-feira (9). Com o avanço das tropas israelenses no norte da Faixa de Gaza, cerca de 50 mil moradores da região fugiram para o sul do território palestino.

Evasão de palestinos para o sul de Gaza

As tropas israelenses avançaram no norte da Faixa de Gaza, obrigando dezenas de milhares de palestinos a fugir para o sul.

Segundo o Exército israelense, o Hamas perdeu o controle da região e o sul é mais seguro para os civis. A afirmação foi baseada no fato de que as forças israelenses conseguiram tomar o controle de vários assentamentos e infraestruturas importantes no norte da Faixa de Gaza, incluindo a cidade de Beit Hanoun.

O corredor humanitário para deslocamento até o sul voltará a ser aberto hoje. A abertura foi anunciada pelo Exército israelense, que afirmou que ele será usado para permitir que os civis palestinos que fugiram do norte da Faixa de Gaza se dirijam em segurança ao sul.

Negociação de cessar-fogo

Os governos do Qatar, Egito e EUA tentam mediar um cessar-fogo humanitário em Gaza, mas as negociações enfrentam um impasse.

Um dos cenários propostos prevê uma pausa de três dias no conflito, mas o Hamas resiste à condição de libertar reféns israelenses.

Agências humanitárias afirmam que as "zonas protegidas" criadas por Israel são inseguras e que a situação humanitária em Gaza é cada vez mais crítica.

A principal liderança da entidade Médicos Sem Fronteiras, Isabelle Defourny, afirmou que 30% dos mortos em Gaza estavam no sul, onde Israel insiste que é mais seguro.

Brasileiros em Gaza

A passagem de Rafah, na fronteira entre Gaza e Egito, foi reaberta para saída de estrangeiros na manhã de quinta-feira (9). No entanto, os brasileiros que aguardam autorização para deixar a Faixa de Gaza ainda não conseguiram sair.

Segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, apenas os estrangeiros que estavam com nomes em listas divulgadas anteriormente por Israel puderam seguir rumo ao Egito nesta quinta-feira.

O comerciante Hasan Rabee, 30, um dos que aguarda a autorização de saída, afirmou que a embaixada do Brasil na Palestina já não tem uma previsão concreta para eles deixarem Gaza. Hasan também afirmou que o atraso na autorização da saída dos brasileiros é deliberado.

Ao todo, 34 brasileiros aguardam autorização para deixar a Faixa de Gaza um mês após o início da guerra entre Israel e Hamas.

Confira os principais vídeos:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Guerra em Israel hoje (9/11): Veja novas notícias e assista aos vídeos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional