Barack Obama parabeniza Trump por vitória: 'Vivendo em democracia'
O ex-presidente Barack Obama publicou uma declaração em suas redes sociais em que parabeniza Donald Trump pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
O que aconteceu
Obama ressaltou que "viver em democracia é reconhecer que seu ponto de vista não vai sempre vencer". O democrata, que governou os Estados Unidos entre 2009 e 2015, escreveu que o resultado "obviamente não é o que eles queriam, devido aos profundos desentendimentos com a plataforma republicana em vários assuntos".
Ex-presidente quer transferência pacífica de poder. Seguindo a linha de discursos de Joe Biden e Kamala Harris, Obama pediu que a população americana aceite o resultado das eleições.
"Michelle e eu não poderíamos estar mais orgulhosos da vice-presidente Kamala e do Governador Walz", diz carta. Obama chamou os dois de "servidores públicos extraordinários que fizeram uma campanha memorável".
Problemas dos Estados Unidos têm solução, defende Obama. "Apenas se escutarmos uns aos outros, e apenas se nos prendermos a princípios constitucionais centrais e às normas democráticas que fizeram este país grande", indica.
A América passou por muito nos últimos anos — de uma pandemia histórica e aumentos de preços resultantes dessa pandemia, a mudanças rápidas e o sentimento de muitas pessoas que, não importa o quão duro elas trabalharem, manter a cabeça fora d'água é o melhor que elas podem fazer. Essas condições criaram ventos contrários para democratas ao redor do mundo, e mostraram que a América não é imune.
Em um país grande e diverso como o nosso, não vamos sempre concordar em tudo. Mas o progresso exige que extendamos boa-fé e graça -- mesmo a pessoas com quem discordamos profundamente, É assim que chegamos tão longe, e é assim que vamos continuar construindo um país que é mais honesto e mais justo, mais igual e mais livre
Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos
George Bush também parabenizou Donald Trump. O ex-presidente republicano, governante entre 2001 e 2009, afirmou que "reza pelo sucesso dos novos líderes em todas as instâncias do governo" e também parabenizou o vice-presidente J.D. Vance e as famílias dos eleitos.
Bush foi o único dos ex-presidentes que não declarou apoio a candidatos nesta eleição. Barack Obama, Bill Clinton e Jimmy Carter apoiaram Kamala na disputa
https://graphics.thomsonreuters.com/cdn/us-elections/2024/client-embeds/uol001/embeds/20241105/production/pt/national/power-bars/president/?withTitle=yes&withSource=yes&withIllustrations=yes">Eleições EUA 2024