Egito reabre fronteira para saída de Gaza sem nova lista de estrangeiros
A passagem de Rafah foi reaberta para saída de estrangeiros na manhã de hoje, mas os brasileiros ainda não conseguiram deixar a Faixa de Gaza por ela. A informação foi confirmada pelo embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, ao canal GloboNews.
O que aconteceu?
Somente os estrangeiros que estavam com nomes em listas divulgadas anteriormente por Israel puderam seguir rumo ao Egito nesta quinta-feira (9).
O comerciante Hasan Rabee, 30, um dos que aguarda a autorização de saída, afirmou que a embaixada do Brasil na Palestina já não tem uma previsão concreta para eles deixarem Gaza.
A gente já está bem cansado. Estava a previsão para a gente sair hoje para o Egito, mas não aconteceu. A promessa da Embaixada estava para a quarta-feira, mudou para a quinta-feira, mas não tem previsão mais.
Hasan Rabee, em publicação nas redes sociais
Hasan também afirmou que o atraso na autorização da saída dos brasileiros é deliberado.
Só pessoas aliadas de Israel que estão saindo. Estados Unidos, Alemanha, países europeus? Que mentira é essa? Coloquem nosso nome [na lista]. Por que não estão colocando nossos nomes nessas listas? Somos reféns de Israel.
Hasan Rabee, em publicação nas redes sociais
Ao todo, 34 brasileiros aguardam autorização para deixar a Faixa de Gaza um mês após o início da guerra entre Israel e Hamas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.