'Novo estágio das fake news': deepfake vira arma de campanha na Argentina
Uesley Durães
Do UOL, em São Paulo
18/11/2023 04h00
Sérgio Massa e Javier Milei, que disputam o segundo turno pela presidência da Argentina neste domingo (19), usam tecnologia como arma estratégica de campanha. Especialistas ouvidos pelo UOL apontam para um "estágio mais avançado das fake news".
O que aconteceu
Na semana passada, grupos de direita da Argentina e integrantes do partido de Milei, La Libertad Avanza, compartilharam nas redes sociais um vídeo em que supostamente Sérgio Massa aparecia fazendo uso de cocaína. A campanha de Massa foi a público desmentir a peça.
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De acordo com o peronista, os apoiadores de seu adversário fizeram uso de inteligência artificial para criar deepfake (técnica de manipulação de vídeos e imagens). O vídeo em questão circula desde 2016 nas redes sociais e foi manipulado com a sobreposição do rosto de Massa ao da pessoa.
A IA não é um recurso usado apenas por apoiadores de Milei. A campanha de Sérgio Massa também já compartilhou na internet peças produzidas com a tecnologia que colocam o peronista como herói nacional e rotulam o adversário como grande vilão da Argentina.
Em um vídeo compartilhado na segunda-feira (13), o candidato da direita argentina aparece em uma narração vangloriando Margareth Thatcher. Thatcher era a primeira-ministra do Reino Unido durante os ataques da Guerra das Malvinas, responsável pela morte de 649 argentinos.