Terremoto na China deixa ao menos 126 mortos e cerca de 700 feridos
Do UOL, em São Paulo
19/12/2023 01h24Atualizada em 19/12/2023 13h42
Um terremoto de magnitude 6,2 sacudiu um condado remoto e montanhoso no extremo norte do Planalto Qinghai por volta da meia-noite de terça-feira (19), no horário local, matando pelo menos 126 pessoas e deixando cerca de 700 feridos, segundo informações da BBC.
O que aconteceu
O terremoto atingiu o condado de Jishishan, na província de Gansu, no noroeste da China, a uma profundidade de 10 km, de acordo com o China Earthquake Networks Center. O epicentro foi a 5 km da fronteira entre Gansu e uma província vizinha, Qinghai, onde também foram sentidos fortes tremores.
Os esforços de resgate e socorro estão em andamento e um grupo de trabalho foi enviado para avaliar o impacto do desastre, informou a mídia estatal chinesa, sendo desconhecido o número de pessoas desaparecidas após o terremoto.
Acordados pelo terremoto, os moradores deixaram seus prédios e dirigiram para áreas abertas de segurança, informou o meio de comunicação local Jimu.
As autoridades mobilizaram rapidamente uma série de respostas de emergência depois que o terremoto destruiu estradas e infraestruturas, provocou deslizamentos de terra e enterrou parcialmente uma aldeia em lodo.
Cerca de 2.200 funcionários do corpo de bombeiros da província de Gansu e 900 da brigada florestal, bem como 260 profissionais de resgate de emergência, foram enviados para a zona do desastre, informou a agência de notícias Xinhua, acrescentando que centenas de militares e policiais também foram destacados.
Infraestruturas de água, eletricidade, transportes, comunicações e outras foram danificadas, mas as autoridades não forneceram mais detalhes.
A energia para a área atingida pelo terremoto estava sendo gradualmente restaurada, depois que a rede estadual enviou 18 equipes de reparos de emergência, informou a televisão estatal CCTV.
Os terremotos são comuns nas províncias ocidentais, como Gansu, situada na fronteira oriental do planalto tectonicamente ativo Qinghai-Tibetano. O terremoto mais mortal da China nas últimas décadas ocorreu em 2008, quando um tremor de magnitude 8,0 atingiu Sichuan, matando quase 70 mil pessoas.
Com Reuters.