Escócia tem uma morte após consumo de queijo com suspeita de contaminação
Do UOL, no Rio
30/12/2023 18h47
Uma pessoa morreu após comer um queijo com suspeita de contaminação pela bactéria E. coli na Escócia. As informações são da BBC.
O que aconteceu?
Não há confirmação se a morte foi causada pelo queijo. A pessoa, que não teve a identidade divulgada, morreu após consumir um queijo da marca Mrs. Kirkham's. A UKHSA (Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido) confirmou a morte na Escócia, mas não disse se a vítima tinha outras condições de saúde subjacentes.
Relacionadas
A agência afirma que já há 30 casos de infecção bacteriana confirmados no Reino Unido. Os infectados têm idades entre 7 e 81 anos. Algumas necessitavam de cuidados hospitalares.
As autoridades investigam se os registros apresentam relação entre si. Enquanto isso, a FSA (Food Standards Agency) e a UKHSA alertaram o público para não comer cinco queijos tipo lancashire da Mrs. Kirkham.
A empresa faz testes para tentar identificar origem do surto, informou uma porta-voz da Mrs. Kirkham. "Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades competentes e, enquanto a situação se desenvolve, tomamos medidas de precaução como a decisão de recolher e retirar todos os nossos queijos do mercado", informou a porta-voz.
A infecção pela bactéria pode provocar uma ampla gama de sintomas. Os sinais vão desde diarreia leve a vômitos, cólicas abdominais graves e diarreia com sangue.
Em até 15% dos casos, a infecção pode levar ao desenvolvimento da síndrome hemolítica urêmica (SHU). A condição grave que afeta sobretudo os rins e pode levar à morte.