Topo

Desabamento em mina de ouro ilegal mata ao menos 30 pessoas na Venezuela

Do UOL*, em São Paulo

21/02/2024 21h14Atualizada em 21/02/2024 21h28

Uma mina de ouro ilegal desabou em uma área remota ao sul da Venezuela, deixando ao menos 30 mortos e dezenas de feridos e soterrados, segundo a imprensa local. A mina fica perto da fronteira com Roraima, na Amazônia venezuelana, o que dificulta os trabalhos de resgate.

O que se sabe

Dezenas de pessoas trabalhavam na mina no momento do desabamento. O incidente aconteceu por volta das 15h (horário local, 16h em Brasília) de terça-feira (20), na mina Bulla Loca. A área fica a sete horas de barco pelo rio La Paragua, no estado de Bolívar. O governo da Venezuela estima que cerca de 200 pessoas trabalhavam no local.

Imprensa reportou ao menos 30 mortes, mas não há confirmação oficial. Yorgi Arciniega, prefeito de Angostura — centro urbano mais próximo da mina —, também falou em 30 mortos e "mais de 100" pessoas soterradas, segundo informações da agência EFE.

Feridos foram levados para Ciudad Bolívar, a cerca de 200 km. Em La Paragua, muitas lojas não abriram, em sinal de luto. Em dezembro do ano passado, 12 pessoas já haviam morrido asfixiadas após o desabamento de uma mina na comunidade indígena de Ikabarú, também no estado de Bolívar.

Região é ocupada por garimpeiros ilegais e criminosos. O arco mineiro de Bolívar, que abrange parte da Amazônia, tem extensão de 112 mil km² — quase três vezes maior que o estado do Rio de Janeiro — e grandes reservas de ouro, diamante e ferro. Ativistas denunciam o que chamam de "ecocídio", além da exploração de mulheres e crianças, que trabalham em longas jornadas sem proteção.

Governo de Bolívar fala em 'tristeza e dor' e se solidariza com as vítimas. "Desde a madrugada [de hoje], as equipes da Defesa Civil e Segurança trabalham no resgate das vítimas. Como governo responsável por garantir o bem-estar total do nosso povo, estaremos ao lado dos feridos e apoiaremos em todos os momentos os familiares dos mortos", disse em comunicado (veja abaixo).

(*Com AFP)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Desabamento em mina de ouro ilegal mata ao menos 30 pessoas na Venezuela - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional