Conteúdo publicado há 1 mês

Piloto e copiloto dormem durante voo e avião sai da rota na Indonésia

Um piloto e um copiloto adormeceram por 28 minutos durante um voo na Indonésia, provocando uma série de erros de navegação.

O que aconteceu

Os pilotos pegaram no sono simultaneamente. O comandante não havia descansado na noite anterior ao voo. Meia hora após a decolagem, ele pediu para o copiloto assumir o controle da aeronave enquanto ele descansava. Ele, porém, também adormeceu. Os investigadores não identificaram os funcionários, mas informaram que eram indonésios e tinham entre 32 e 28 anos.

Incidente provocou uma série de erros de navegação, mas pousou em segurança. O centro de controle de área de Jacarta tentou entrar em contato com o avião, porém não obteve sucesso. Depois de 28 minutos, o piloto acordou e percebeu que o copiloto estava dormindo e que a aeronave não estava na trajetória correta.

Avião da companhia Batik Air envolvido no incidente fazia voo doméstico. A aeronave com 159 passageiros partiu do sudeste de Sulawesi com destino a capital Jacarta em 25 de janeiro, segundo um relatório preliminar do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes (KNKT), divulgado pela AFP nesta sexta-feira (8).

A Batik Air não informou se puniu os pilotos. A KNKT emitiu um comunicado à companhia cobrando maior investigação em seus voos e tripulação.

*com Reuters e RFI

Deixe seu comentário

Só para assinantes