Piloto e copiloto dormem durante voo e avião sai da rota na Indonésia
Um piloto e um copiloto adormeceram por 28 minutos durante um voo na Indonésia, provocando uma série de erros de navegação.
O que aconteceu
Os pilotos pegaram no sono simultaneamente. O comandante não havia descansado na noite anterior ao voo. Meia hora após a decolagem, ele pediu para o copiloto assumir o controle da aeronave enquanto ele descansava. Ele, porém, também adormeceu. Os investigadores não identificaram os funcionários, mas informaram que eram indonésios e tinham entre 32 e 28 anos.
Incidente provocou uma série de erros de navegação, mas pousou em segurança. O centro de controle de área de Jacarta tentou entrar em contato com o avião, porém não obteve sucesso. Depois de 28 minutos, o piloto acordou e percebeu que o copiloto estava dormindo e que a aeronave não estava na trajetória correta.
Avião da companhia Batik Air envolvido no incidente fazia voo doméstico. A aeronave com 159 passageiros partiu do sudeste de Sulawesi com destino a capital Jacarta em 25 de janeiro, segundo um relatório preliminar do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes (KNKT), divulgado pela AFP nesta sexta-feira (8).
A Batik Air não informou se puniu os pilotos. A KNKT emitiu um comunicado à companhia cobrando maior investigação em seus voos e tripulação.
*com Reuters e RFI
17 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Fernando Luiz Timotheo da Costa
De maneira geral pilotos são mal remunerados , cumprem jornada exaustiva de trabalho e vivem sob constante estresse ( nem sempre há céu de brigadeiro ou manutenção adequada . Aviões precisam voar 12/15 h / dia para serem lucrativos). Apesar de toda formação, qualificação e competência técnica são tratados como motoristas de aplicativo ( sem qualquer demérito ).
Paulo Ribeiro de Carvalho Jr
Os Boeing 777 e 747 são e continuam sendo aeronaves excepcionalmente boas, eficientes e confiáveis, assim como eram os 737 até o 900. Mas abaixo desses dois grandes transcontinentais imbatíveis no que fazem, sou mais os Airbus. Nos últimos anos tenho coincidentemente usado muitos Airbus e tenho zero reclamações. Excelentes aeronaves. Oq, óbvio, não significa que também não estejam sujeitos a falhas como qq máquina ou nós humanos.
Ivan Leite Albanese
Enquanto os 2 pilotos roncavam, o que fazia o piloto automático?