'Fogo amigo': 5 soldados de Israel são mortos pelo próprio exército em Gaza
Do UOL*, em São Paulo
16/05/2024 07h33
O Exército de Israel afirmou nesta quinta-feira (16) que as mortes de cinco soldados registradas no dia anterior no norte da Faixa de Gaza foram provocadas por "fogo amigo".
O que aconteceu
"Incidente foi causado pelas nossas forças", afirmou o exército israelense em pronunciamento. Os disparos atingiram 12 militares. Cinco morreram e sete ficaram feridos, informou um comunicado militar publicado pela Al Jazeera.
Dinâmica do ataque. Na quarta-feira à noite, um tanque de uma unidade de blindados que operava ao lado de soldados paraquedistas no campo de refugiados de Jabaliya disparou dois projéteis contra o prédio onde estavam os soldados, segundo o Exército.
Tiros foram disparados após combatentes verem "cano de arma saindo da janela de um edifício". Os disparos contra o imóvel foram coordenados por outros soldados, em blindados, informaram as testemunhas em investigação preliminar do órgão.
Soldado mais velho que morreu tinha 22 anos. Os mortos foram identificados como Roy Beit Yaakov, Gilad Arye Boim, Daniel Chemu, Ilan Cohen e Betzlel David Shashuah, segundo o The Israel Times.
Controvérsia sobre o ocorrido. De acordo com investigação preliminar, algumas horas antes, os militares dos blindados foram avisados sobre a presença de soldados no prédio.
O braço armado do Hamas, as brigadas Ezedin al Qasam, confirmou na quarta-feira que ocorreram confrontos com as forças israelenses em Jabaliya. O Exército de Israel relatou combates "intensos" na região, nos quais "vários terroristas" foram mortos, segundo eles.
*Com informações da AFP