Doze pessoas ficam feridas após turbulência de 20 segundos em voo da Qatar
Colaboração para o UOL, em São Paulo
26/05/2024 12h38
Doze pessoas que viajavam em voo da Qatar Airways ficaram feridas após período de turbulência, conforme informação divulgada pelo Aeroporto de Dublin, neste domingo (26).
O que aconteceu
Seis passageiros e seis tripulantes relataram ferimentos com a forte turbulência. O pouso ocorreu com segurança, pouco antes das 13h (horário local).
Relacionadas
O voo QR017 fazia a rota Doha, no Qatar, para Dublin, na Irlanda. O incidente ocorreu enquanto a aeronave —um Boeing 787 Dreamliner— sobrevoava a Turquia.
Oito pessoas foram levadas ao hospital. Não há informações sobre o estado de saúde. O voo de volta a Doha está programado para operar normalmente esta tarde, embora com atraso. As operações de voo no Aeroporto de Dublin não foram afetadas.
Incidente durou menos de 20 segundos, durante o serviço de alimentação e bebidas. A informação foi divulgada pela rede de TV irlandesa RTE, com base em relatos feitos por passageiros que estavam no voo.
"Pequeno número de passageiros". A Qatar Airways disse, em comunicado enviado à agência de notícias Reuters, que um "pequeno número" de passageiros e tripulantes sofreu ferimentos leves e que o incidente estava sujeito a uma investigação interna.
Ao pousar, a aeronave foi recebida pelos serviços de emergência, incluindo a Polícia Aeroportuária e nosso departamento de Bombeiros e Resgate, devido aos passageiros e tripulantes que relataram os ferimentos.
Aeroporto de Dublin, em comunicado
Outra caso de turbulência em voo
Turbulência em voo da Singapore Airlines deixou um morto na última terça-feira (21). Um passageiro morreu e vários ficaram feridos após uma turbulência severa durante voo da companhia aérea, que saiu do Aeroporto de Londres-Heathrow. A aeronave envolvida no incidente é um Boeing 777-300ER.
O idoso morto tinha problemas de saúde. Isso pode ter causado um ataque cardíaco, afirmou a direção do Airports of Thailand a jornalistas. Outros passageiros precisaram passar por cirurgia na coluna.
A turbulência aconteceu 1h30 antes do pouso em Singapura. Comandante declarou emergência e fez um pouso não programado em Bangkok, na Tailândia, onde os feridos foram atendidos.
Em somente um "solavanco", aeronave caiu o equivalente a 213 metros. No início da turbulência, a aeronave estava a 11,2 km de altitude. O pouso ocorreu 24 minutos após o início da turbulência.