Avião que transportava vice-presidente do Maláui desaparece dos radares
Do UOL, em São Paulo
10/06/2024 15h27Atualizada em 10/06/2024 18h53
O avião que levava o vice-presidente do Maláui, Saulos Chilima, desapareceu na manhã desta segunda-feira (10).
O que aconteceu
O vice-presidente e mais nove pessoas estavam a bordo da aeronave que deixou a capital, Lilongwe, na manhã desta segunda. O avião tinha como destino o Aeroporto Internacional de Mzuzu, e a previsão de chegada era para pouco depois das 10h.
O desaparecimento foi confirmado pelo Gabinete do Presidente Lazarus Chakwera. A informação foi publicada pela Reuters e confirmada pelo UOL junto à Embaixada do Maláui no Brasil. O líder ainda informou que autoridades locais realizam buscas para encontrar a aeronave.
Os ocupantes tinham ido ao funeral de um ex-ministro. De acordo com o líder do executivo, o vice-presidente e outros aliados se deslocaram para homenagear o membro do governo morto há três dias.
Presidente informou que as buscas continuam durante a noite e que atualizará a população assim que for possível.
Eu tenho a esperança de encontra-los bem...Recebemos apoio dos Estados Unidos, Reino Unido, Israel e Noruega. Vamos usar tecnologia para localizar o vice-presidente e todos os outros ocupantes
Lazarus Chakwera, em comunicado
Chakwera cancelou a agenda do dia. Compromissos incluíam uma viagem ao exterior, que foi suspensa após a confirmação do desaparecimento de Chilima.
Quem é Chilima?
O vice-presidente tem 51 anos e é doutor em gestão do conhecimento. Ele é descrito nas redes sociais e no site oficial do governo como uma pessoa "realizadora".
Foi executivo de multinacionais. Antes da guinada política, Chilima trabalhou em cargos de liderança de empresas como Unilever e Coca-Cola.