Ganhou Nobel, inventou vôlei e virou hit musical: conheça história da YMCA
Fundada em 6 de junho de 1844 por George Williams, a ACM (Associação Cristã de Moços), ou YMCA, na sigla em inglês, contou com 12 jovens em sua primeira reunião, em uma loja de cortinas em Londres, na Inglaterra. Em 1855, na primeira conferência mundial da associação, ela já havia se estabelecido em nove países.
A história da associação
Williams, então com 20 anos, havia se mudado para Londres e se convertido ao cristianismo congregacionalista. Tendo a religião como forte influência em sua vida e crítico sobre como o mundo industrial da época impactava a sociedade, ele desejava oferecer um local no qual jovens pudessem se aproximar da Bíblia e dos ensinamentos cristãos, enquanto buscavam melhorias na vida social e espiritual.
Pobreza e violência fizeram com que as igrejas se envolvessem em questões sociais. Com a YMCA, Williams tinha como objetivo acolher pessoas que sofriam com exploração, violência, falta de estudo e condições precárias em suas moradias e em seus trabalhos. Ao receber essas pessoas, a associação tinha a oportunidade de apresentar o evangelho e disseminar seus ideais.
Esporte foi uma das principais portas de entrada. Junto da mensagem cristã, a YMCA tinha a intenção de fomentar a prática esportiva entre os jovens. Além de oferecer esportes já conhecidos, a YMCA é conhecida por ter criado o basquete e o vôlei.
Atualmente, a associação está presente em mais de 120 países. A YMCA conta com a participação de mais de 65 milhões de pessoas por ano, 90 mil funcionários, 920 mil voluntários e 12 mil filiais espalhadas ao redor do mundo. No Brasil, a ACM chegou em 1893 e hoje conta com mais de 54 mil associados em 35 unidades.
A missão da YMCA é empoderar jovens e comunidades ao redor do mundo para construir um mundo justo, sustentável e igualitário, no qual todas as pessoas possam prosperar em corpo, mente e espírito. Trecho do site World YMCA
Momentos emblemáticos e contribuições para o esporte
Participação na Primeira e na Segunda Guerras Mundiais. Durante os conflitos de 1914 a 1918 e posteriormente de 1939 a 1945, a YMCA criou centros temporários para apoiar soldados, civis, prisioneiros e familiares.
Presidente da YMCA John Mott recebeu Prêmio Nobel da Paz. O trabalho de Mott para estabelecer e fortalecer organizações internacionais cujo objetivo era promover a paz renderam a ele o Prêmio Nobel em 1946.
Ajudou refugiados ao redor do mundo. Em 1948, a YMCA se voltou aos refugiados da Palestina. Já em 1964, o serviço de refugiados da associação operou um centro de Saigon, no Vietnã.
Em reunião de 1985, discutiu resolução sobre apartheid. Desde então, um dos principais objetivos da associação é promover igualdade de gênero e combater o racismo.
Criação do basquete. Em 1891, o professor de educação física James Naismith buscava uma modalidade esportiva que pudesse ser praticada em locais fechados durante o inverno. Naismith, que lecionava na YMCA, elaborou então o basquete. Na primeira partida, foi usada uma bola de futebol e, no lugar dos aros utilizados hoje, Naismith usou duas cestas de frutas.
Futebol de salão também nasceu nas quadras da YMCA. De acordo com a unidade da ACM em São Paulo, a modalidade teve início em 1930, em Montevidéu, no Uruguai. Juan Carlos Ceriani desejava praticar o futebol em áreas menores, como quadras fechadas, em qualquer época do ano. A modalidade veio para o Brasil em 1935, quando passou a ser chamada de futebol de salão. Com o passar dos anos, novas regras e características como tamanho da quadra e peso da bola foram sendo aperfeiçoadas, chegando ao que hoje conhecemos como futsal.
Criado na unidade da YMCA em Massachusetts (EUA), em 1895, o vôlei inicialmente era chamado de "mintonette". Idealizado por William George Morgan, a modalidade nasceu com a premissa de ser um esporte sem contato físico entre os adversários, o que mitigaria os riscos de lesões.
Em 1978, a banda norte-americana Village People lançou hit que se tornaria um dos mais famosos da história. A canção, que leva o nome YMCA, tem mais de 316 milhões de reproduções somente no Youtube e é, até hoje, um sucesso principalmente pela coreografia. Na letra, a música diz que rapazes que estão com a "grana curta" podem ficar na YMCA e, com certeza, "encontrar uma forma de se divertir".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.