Conteúdo publicado há 4 meses

Em pronunciamento, Biden pede para ninguém presumir motivo de atentado

O presidente dos EUA, Joe Biden pediu neste domingo (14) que a população não faça suposições sobre os motivos do atentado contra o ex-presidente Donald Trump na noite de ontem e que deixem o FBI conduzir as investigações. Segundo o presidente, ainda não se sabe o que levou o jovem de 20 anos a tentar matar Trump durante um comício na Pensilvânia.

O que aconteceu

Biden fez um pronunciamento após se reunir com equipe de segurança. Ele e sua vice, Kamala Harris se reuniram com os chefes do FBI, do Serviço Secreto dos EUA, do departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, com o procurador-geral dos Estados Unidos e com o conselheiro de Segurança Nacional. Segundo o presidente, as investigações sobre o ocorrido estão em estágio inicial e não se sabe o que motivou o atirador Thomas Matthew Crooks a disparar contra o ex-presidente Trump.

O FBI esta liderando as investigações que está nos estágios iniciais. Nós ainda não temos nenhuma informação sobre o motivo do atirador, só sabemos quem ele é. Peço a todos, por favor, que não façam suposições sobre os motivos dele e suas filiações. Deixe o FBI fazer o seu trabalho. - Joe Biden, em seu pronunciamento neste domingo

Biden anunciou que os investigadores terão todo o recurso à disposição. O presidente americano também afirmou que pediu ao chefe do serviço secreto para revisar todos os procedimentos de segurança para a convenção nacional republicana que começa amanhã. Trump anunciou que acompanhará esse evento em Milwaukee, no Wisconsin.

Novo pronunciamento. Biden deve fazer outro pronunciamento mais longo hoje à noite no salão oval da Casa Branca.

Na noite de sábado, após o atentado, Biden conversou com Trump. No pronunciamento de hoje, o presidente americano afirmou que está "sinceramente grato por ele (Trump) estar bem e se recuperando".

Tivemos uma conversa curta, mas boa. Jill e eu estamos mantendo ele e sua família em nossas orações. Também estendemos nossas condolências à família da vítima que morreu, era um pai que estava protegendo sua família das balas que estavam sendo disparadas.- Joe Biden, em pronunciamento após atentado

Biden também anunciou que solicitou ao departamento de Segurança Nacional que faça uma revisão e uma avaliação independentes do ocorrido ontem. Ele afirmou que irá compartilhar as conclusões dessa revisão com a população assim que ela estiver pronta.

Ele também afirmou que Trump já conta com o mais alto nível de segurança por ser um ex-presidente e o indicado para ser candidato à Presidência pelo partido Republicano. Apesar disso, Biden reiterou com os chefes dos departamentos de segurança para garantir a Trump tudo que for necessário para a segurança dele.

Continua após a publicidade

Presidente fez um apelo pela união dos Estados Unidos e disse que a violência não representa a América:

Não há lugar na América para esse tipo de violência ou qualquer tipo de violência. A tentativa de assassinato é contrária a tudo o que defendemos como nação, tudo, não é quem somos como nação, não é a América. A unidade é o objetivo mais elusivo, pois tudo menos notar é importante do que isso agora, a unidade. Vamos debater e discordar, isso não vai mudar, mas não vamos perder de vista quem somos como americanos - pronunciamento de Joe Biden neste domingo.

Atirador

Crooks era de Bethel Park, Pensilvânia, a cerca de 64 km do local do comício. O FBI e a polícia de Pittsburgh informaram que os disparos contra Donald Trump estão sendo tratados como "tentativa de assassinato" e não descartam a possibilidade de haver outras pessoas envolvidas no episódio.

O atirador estava registrado no Partido Republicano, o mesmo de Trump. Ele foi morto pelo Serviço Secreto logo após o atentado.

O ex-presidente dos EUA Donald Trump ficou ferido na orelha após tiros serem disparados. Ele discursava em um comício neste sábado (13) em Butler, na Pensilvânia.

Deixe seu comentário

Só para assinantes