Topo

Josias: Com visão arcaica, Trump entra em apuros para debater com mulher

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/07/2024 13h54

O candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump está em apuros por não conseguir debater com Kamala Harris de forma respeitosa, analisou o colunista Josias de Souza no UOL News da manhã desta quinta-feira (25).

Trump classificou Kamala como uma "lunática da esquerda radical" depois que ela dominou a campanha nos dois dias anteriores com ataques contundentes contra ele —que mencionaram suas condenações por crimes, responsabilidade por abuso sexual e julgamentos de fraude contra seus negócios, sua fundação de caridade e sua universidade particular.

Na montanha-russa em que se converteu a eleição americana, produziram-se nos últimos cinco dias duas novidades: Joe Biden, ao se retirar da disputa, transformou Donald Trump, automaticamente, no candidato velho em cena, e na outra, a coroação da Kamala Harris como cabeça de chapa do Partido Democrata introduziu na disputa o fator de gênero.

Para o colunista, Trump não possui modos de debater com Kamala, já que havia se preparado para confrontar Biden.

Donald Trump, que tinha se equipado para torpedear um adversário às voltas com sinal de debilidade cognitiva, um velhinho branco de 81 anos, de repente foi intimado, pelas circunstâncias, a bater em uma mulher vivaz, jovem, com toda energia e que está se posicionando em cena de uma forma consequente e desafiadora. Então, a disputa virou uma batalha entre um homem e uma mulher.

Trump não sabe como lidar com adversárias do sexo feminino. Ele não sabe manter o debate em um nível politicamente aceitável. Ele se refere a Kamala Harris de forma depreciativa, como louca, maluca e fala que ela tem uma risada cacarejante. Enquanto isso, está do outro lado essa adversária, uma ex-procuradora-geral da Califórnia, dizendo que vai, com sua experiência, se confrontar com um adversário que flerta com a criminalidade.

O Trump quando ataca de forma tão desqualificada a nova adversária, ele cutuca um pedaço do eleitorado com o pé, e pode ser mordido por ele. Ele cutuca as mulheres, os negros, as minorias nos Estados Unidos e os imigrantes de maneira geral.

Agora, Trump está em apuros por conta de sua "visão arcaica" de debater com uma mulher de forma depreciativa, segundo Josias.

Estamos vivendo uma situação em que a Kamala Harris tem muito mais possibilidade de conquistar, eventualmente, um voto masculino e branco, do que Donald Trump conquistar o voto feminino de qualquer cor.

Realmente, Donald Trump está em apuros. Ele tinha se equipado para confrontar um velhinho branco, de 81 anos, e agora ele tem uma mulher jovem, lúcida e com discurso muito ajustado.

Nessa batalha entre homem e mulher, ele não tem condições intelectuais de enfrentar uma mulher, porque ele tem uma visão arcaica e machista. Ele tende a enfrentar a mulher de forma depreciativa, ofendendo a mulher. Ao ofendê-la, ele ofende também aquelas pessoas que são independentes ou que estão aguardando a evolução dos fatos para definir seu voto.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Josias: Com visão arcaica, Trump entra em apuros para debater com mulher - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional