Topo

OPINIÃO

Kotscho: Amorim procura saída para ele e Lula após defenderem a Venezuela

Colaboração para o UOL

13/08/2024 20h29Atualizada em 13/08/2024 20h59

O assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Celso Amorim, busca, na verdade, uma saída para ele para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao propor a realização de novas eleições na Venezuela, afirmou o colunista Ricardo Kotscho no UOL News desta terça (13).

O novo pleito seria uma forma de superar a crise no país vizinho, mas o governo brasileiro insiste na proposta para que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, apresente as atas das eleições.

Essa proposta do Celso Amorim, não dá para entender um negócio desse. Quem é que pode acreditar num negócio desse a essa altura do campeonato? Com esse Judiciário, todo aparato miliciano, policial militar, como fazer eleições livres na Venezuela do Maduro? E em que clima se faria a campanha?

Relacionadas

Essa ideia é inviável, impossível. Nem Maduro, nem a oposição vão aceitar isso. E o Lula ainda insiste nas atas.
Ricardo Kotscho, colunista do UOL

Para Kotscho, a sugestão de Amorim visa tirar o Brasil de uma situação embaraçosa em relação à Venezuela.

Na verdade, o que eu acho é que o Brasil agora não está procurando uma saída para a crise venezuelana, que é insolúvel. O Brasil está procurando uma saída para si, porque se afundou tanto nesse lamaçal venezuelano, há tanto tempo, que agora fica difícil sair. Não dá para simplesmente falar 'Vocês se virem, vou sair'. Porque seria muito simples se o governo brasileiro simplesmente declarar que a eleição na Venezuela foi fraudada e que não reconhece o novo governo Maduro. É isso que tem que fazer, com os fatos que estão colocados na mesa.

Não é romper relações, mas também não vai reconhecer uma eleição espúria que foi totalmente roubada do início ao fim. Celso Amorim está procurando uma saída para ele e para o Lula, porque eles foram longe demais nessa história da Venezuela. Na relação custo-benefício, aí, o Brasil perdeu muito, principalmente credibilidade, a popularidade do presidente brasileiro. E, agora, qualquer solução não é boa.
Ricardo Kotscho, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Kotscho: Amorim procura saída para ele e Lula após defenderem a Venezuela - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional