Conteúdo publicado há 3 meses

Kamala Harris promete nomear republicano para gabinete, caso seja eleita

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, candidata à Casa Branca pelo Partido Democrata, prometeu nomear um republicano para o seu gabinete, caso seja eleita nas eleições de novembro.

O que aconteceu

Declaração foi feita em entrevista à rede de TV americana CNN. "Passei minha carreira convidando a diversidade de opinião. Acho importante ter pessoas na mesa quando algumas das decisões mais importantes estão sendo tomadas, que têm visões e experiências diferentes. Eu acho que seria benéfico para o povo americano ter um membro do meu Gabinete que fosse republicano", disse Kamala.

Democrata disse que os seus valores permanecem os mesmos, ao explicar mudanças de opinião em temas sensíveis, como o fracking, uma técnica de extração de gás de xisto ou folhelho que consiste em perfurar o solo até mais de 3,2 km de profundidade. "É porque você tem mais experiência agora e aprendeu mais sobre as informações? É porque você estava concorrendo à presidência em uma primária democrata? E eles devem se sentir confortáveis e confiantes de que o que você está dizendo agora será sua política daqui para frente?", disse ela, ao ser questionada pelos entrevistadores da CNN

Em 2019, ela havia apoiado a criação de uma lei federal para a proibição do fracking, mas se afastou dessa posição ao se tornar vice de Biden.

Acho que o aspecto mais importante e significativo da minha perspectiva política e decisões é que meus valores não mudaram. Você mencionou o Green New Deal. Eu sempre acreditei - e trabalhei nisso - que a crise climática é real, que é uma questão urgente à qual devemos aplicar métricas que incluam nos mantermos dentro dos prazos em torno do tempo.
Kamala Harris, em entrevista à CNN

Entrevista foi realizada em Savannah, na Georgia. Ela estava ao lado de seu companheiro de chapa, o governador de Minnesota, Tim Walz. Foi a primeira entrevista dos dois juntos, desde que foram oficializados pelo Partido Democrata.

Kamala Harris substituiu Joe Biden, que desistiu da candidatura, em julho. O chefe da Casa Branca foi pressionado pelo partido após desempenho ruim no debate na CNN. A vice-presidente aceitou indicação, com apoio de outros correligionários, Bill Hillary Clinton e Barack e Michelle Obama.

Quem é Kamala Harris?

A vice-presidente é filha de pai jamaicano e mãe indiana. Ela foi a primeira mulher, a primeira pessoa negra e a primeira pessoa de origem indiana a tomar posse como vice-presidente dos EUA.

Continua após a publicidade

Kamala Harris estudou ciências políticas, economia e direito. Ela foi aprovada no exame da Ordem dos Advogados em 1990 e iniciou sua carreira como promotora pública.

Ela se autodenominava a "melhor policial" da Califórnia. Kamala irritou parte da polícia com sua recusa em aplicar sentença de morte contra um acusado de matar um policial. Ao mesmo tempo, foi criticada por uma fraca atuação contra a corrupção nas forças policiais.

Kamala subiu na hierarquia até se tornar procuradora-geral da Califórnia, em 2011. Ela foi a primeira mulher, negra e sul-asiática americana a ocupar o cargo.

O início da carreira política foi em 2015, quando concorreu ao Senado, com apoio de Joe Biden e do então presidente dos EUA, Barack Obama. Em 2017, se tornou a segunda mulher negra a tomar posse no Senado.

Em 2019, lançou campanha no partido Democrata para a sua indicação presidencial. À época, Biden foi seu oponente. Ela desistiu da disputa e apoiou Biden, que mais tarde a convidou para ser sua vice-presidente. A chapa foi eleita à Presidência dos EUA em novembro de 2020.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.