Topo

Eleições dos EUA: Trump tem 48% dos votos, e Kamala, 47%, diz pesquisa

Kamala Harris e Donald Trump participarão na próxima terça-feira do primeiro - e talvez último - debate. Imagem: Pool/Getty Images via AFPe Spencer Platt/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

08/09/2024 14h48

Uma pesquisa publicada neste domingo (8) pelo New York Times/Siena College mostra que Donald Trump e Kamala Harris continuam tecnicamente empatados na margem de erro.

O que aconteceu

O levantamento indica que Trump está à frente de Kamala por 48% a 47%, dentro da margem de erro de três pontos percentuais. Os números são praticamente os mesmo da pesquisa anterior, realizada no final de julho, após a desistência de Joe Biden.

Pesquisa está alinhada com outros levantamentos feitos nos sete estados que decidirão as eleições presidenciais. Nesses locais, Harris está empatada com Trump ou detém uma pequena vantagem, segundo as médias de pesquisas do New York Times.

Candidatos têm poucas oportunidades de mudar o eleitorado, mas para Trump as opiniões já são mais definitivas. Já Harris ainda é desconhecida para muitos, diz o jornal New York Times. A pesquisa mostrou que 28% dos entrevistados afirmaram que precisavam saber mais sobre Harris, enquanto apenas 9% disseram que precisavam saber mais sobre Trump.

Mais de 60% dos eleitores disseram que o próximo presidente deveria representar uma grande mudança em relação à Biden. Desses, apenas 25% afirmaram que a atual vice-presidente representava essa mudança, enquanto 53% acreditam que Trump pode representar.

A pesquisa mostrou que 54% consideraram Trump uma escolha arriscada, em comparação com 52% que disseram o mesmo sobre Harris. A pesquisa descobriu que 70% dos eleitores disseram que Trump disse algo que consideraram ofensivo. Quase metade dos eleitores de Trump afirmaram que se sentiram ofendidos por ele em algum momento, mas que votariam ainda assim nele.

Os entrevistadores conversaram com 1.695 eleitores registrados em todo o país de 3 a 6 de setembro de 2024. As pesquisas do Times/Siena são realizadas por telefone, com entrevistadores ao vivo, em inglês e espanhol. Os eleitores são selecionados para a pesquisa a partir de uma lista de eleitores registrados. A lista contém informações sobre as características demográficas de cada eleitor cadastrado, afirmou o jornal.

Primeiro debate entre Trump e Harris será realizado na terça (10)

Kamala Harris e Donald Trump participarão na próxima terça-feira do primeiro — e talvez último — debate. Confira aqui as regras do debate. Eleições serão realizadas em novembro deste ano.

O evento acontecerá na Pensilvânia, um dos sete estados-pêndulo, aqueles que se inclinam para um partido ou outro dependendo das eleições. O local escolhido foi a cidade da Filadélfia.

A vice-presidente e o ex-presidente republicano nunca se encontraram pessoalmente. Eles disputam a eleição à distância desde que a democrata entrou com força na corrida eleitoral, após a desistência do presidente Joe Biden em 21 de julho.

Kamala está desde quinta-feira em um hotel de Pittsburgh (Pensilvânia) para se preparar para o debate. Trump, pelo contrário, aumentou suas aparições públicas nos últimos dias.

O programa de 90 minutos, que será exibido pelo canal ABC a partir das 21h locais (22h de Brasília), pode ser o único debate entre os dois. Até o momento, não há nenhum outro debate previsto até as eleições de 5 de novembro. "Harris e Trump não têm motivos para correr grandes riscos", prevê o analista Joshua Zive, com pesquisas "tão apertadas" a dois meses de eleições que poderão ser definidas, como em 2016 e 2020, por alguns milhares de votos em alguns estados.

"Os riscos são maiores para Harris do que para Trump porque ele já é muito conhecido, enquanto ela ainda precisa explicar quem é para a maioria das pessoas", disse Mark Feldstein, analista de mídia da Universidade de Maryland.

Com informações da AFP

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Eleições dos EUA: Trump tem 48% dos votos, e Kamala, 47%, diz pesquisa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional