OPINIÃO
José Padilha: Machismo de negros e latinos prejudica campanha de Kamala
Colaboração para o UOL, em São Paulo
12/10/2024 05h30
O discurso de Obama direcionado aos homens evidencia o machismo de negros e latinos em relação à candidatura de Kamala Harris à Presidência dos Estados Unidos, afirmou o cineasta e comentarista do UOL News José Padilha, durante participação no UOL News 2ª Edição desta sexta-feira (11).
Barack Obama discursou [na quinta-feira, dia 10] na Filadélfia e ele fez duas coisas no comício que não tinha feito antes. A primeira delas foi se dirigir especificamente a uma parcela da população, os homens, que votavam muito mais nos democratas do que está aparecendo nas últimas pesquisas. Ele fez uma observação específica. José Padilha, comentarista do UOL News em Los Angeles (EUA)
Obama disse que os homens negros não estão pretendendo votar na Kamala Harris porque a Kamala é mulher. E ele acha que existe uma predisposição dessa parte da população e um certo machismo [para uma] líder feminina não estar caindo bem para os homens negros, principalmente nos estados dos swing states [estados pêndulos] que fazem a diferença. José Padilha, comentarista do UOL News em Los Angeles (EUA)
Relacionadas
José Padilha diz concordar com Obama e também afirma que Kamala enfrenta a mesma dificuldade com a comunidade latina, sobretudo os homens.
Ele tem uma certa razão. A Kamala Harris tem uma dificuldade com grande parte dos homens americanos. Ela vai ter uma votação muito expressiva das mulheres, mas tem uma parcela da população americana de homens, incluindo homens negros, que tem um pé atrás com o voto em mulheres. José Padilha, comentarista do UOL News em Los Angeles (EUA)
Obama foi incisivo e direto: 'brothers', não inventem desculpas para não voltar em mulheres. A Kamala foi participar de uma entrevista na Univision que era 'latinos perguntam e Kamala Harris respondem'. Também porque a performance do Biden com latinos ganhou do Trump com 34% de vantagem na população. A Kamala tem só 14% [nos indicadores]. Ela também está performando mal com os latinos comparada com a tradição dos democratas. José Padilha, comentarista do UOL News em Los Angeles (EUA)
Eu acho que é a mesma coisa. É um machismo dos homens latinos que não querem votar em uma mulher. A gente está chegando à conclusão por meio das pesquisas presidenciais que tem um atraso enorme nos EUA com relação à igualdade entre sexos na política. É uma pena, porque coloca em risco o futuro do país e da humanidade. Porque se o Trump se eleger, vai ser uma tragédia. José Padilha, comentarista do UOL News em Los Angeles (EUA)
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL