Jovem é resgatado após ficar mais de 11 h à deriva no Oceano Pacífico; veja
Do UOL, em São Paulo
21/10/2024 21h31Atualizada em 21/10/2024 21h31
Um jovem de 17 anos foi resgatado após ficar mais de 11 horas à deriva no Oceano Pacífico, agarrado a um caiaque, antes de ser resgatado por um salva-vidas de folga e pela Guarda Costeira dos Estados Unidos.
O que aconteceu
O adolescente fazia um treino no caiaque com sua turma do ensino médio na tarde de quarta-feira (16) no Havaí. Kahiau Kawai estava no seu caiaque, de 6 metros, quando foi levado por fortes correntezas para longe do grupo, informou a Guarda Costeira. Ele não usava colete salva-vidas.
Kahiau foi encontrado por volta das 4 h da manhã (horário local) de quinta-feira (17). Uma aeronave da guarda costeira localizou o caiaque ao qual o jovem estava agarrado e disparou um sinalizador para marcar a posição onde ele estava. Então, o salva-vidas Noland Keaulana, que estava de folga e procurava o adolescente em um barco, contou com a ajuda do sinalizador para chegar até o jovem.
"Eu esperava o pior e então quando vi a cabeça dele perto do caiaque, [comemorei]. A família dele tem sorte e esse garoto é forte", disse Noland em uma entrevista coletiva na quinta. "Acho que ele ficou em choque total porque não estava nem um pouco emocionado [quando foi resgatado]. E eu estava chorando muito porque ele estava bem", acrescentou.
Jovem disse que foi se afastando do grupo em razão da forte correnteza. "Estava bem agitado lá fora, as ondas estavam superfortes e eu simplesmente não conseguia lutar contra a corrente. Quando o sol começou a se pôr, eu estava indo mais longe conforme escurecia, foi quando comecei a me preocupar", disse Kahiau à CNN Internacional. O jovem perdeu o remo e contou que teve que alternar entre deitar no caiaque e ficar na água.
Ele relatou que tentou gritar por ajuda, mas não havia nenhum barco próximo para ajudá-lo. "Eu sabia em um certo ponto que não conseguiria lutar contra a corrente, então eu apenas tentei relaxar e manter a calma", acrescentou.
Adolescente tinha alguns ferimentos e estava com hipotermia. Ele foi levado para um pronto-socorro em estado grave, mas estável, informou a guarda em nota.
Vídeo divulgado pela Guarda Costeira mostra o resgate ao adolescente. As imagens registraram o garoto nadando e sendo ajudado a subir no barco com o salva-vidas.