O que falta para a eleição dos EUA acabar? Veja como está apuração ao vivo
Do UOL, em São Paulo
05/11/2024 23h15
Donald Trump e Kamala Harris disputam a preferência dos eleitores dos Estados Unidos na disputa apertada pela Casa Branca. A apuração das urnas começou às 20h, mas ainda há locais com votação (veja abaixo os horários).
Horários do fechamento das urnas
As urnas fecham em horários escalonados nos EUA, variando conforme cada estado. O Alasca será o último a encerrar a votação, com fechamento marcado para 3h da manhã, no horário de Brasília.
- 23h - Arizona, Iowa, Michigan, Nova York, Texas, Wisconsin e outros
- 0h - Montana, Nevada e Utah
- 1h - Califórnia, Oregon, Idaho e estado de Washington
- 2h - Havaí
- 3h - Alasca
O que dizem as projeções até 23h10
Donald Trump vence em 14 estados: Kentucky, Indiana, Virgínia Ocidental, Alabama, Flórida, Tennessee, Oklahoma, Missouri, Arkansas, Carolina do Sul, Texas, Dakota do Norte, Dakota do Sul e Wyoming, segundo projeção da imprensa americana.
A democrata Kamala Harris venceu até o momento em: Vermont, Maryland, Delaware, Massachusetts e Washington DC.
Os resultados são atualizados em tempo real no mapa acima e você pode acompanhar por lá como está a votação agora.
Quando sai o resultado oficial?
Os Estados Unidos podem levar dias para anunciar o vencedor das eleições presidenciais, ao contrário do Brasil, onde os resultados eleitorais são divulgados em poucas horas. As primeiras urnas foram fechadas às 20h desta terça-feira (5), em Kentucky e Indiana.
O primeiro estado-pêndulo a encerrar a votação foi a Geórgia, às 21h, com Vermont e Virgínia. Às 21h30, foi a vez Carolina do Norte, Ohio e Virgínia Ocidental. As urnas de Pensilvânia, Flórida e Massachusetts fecharam às 22h.
O vencedor das eleições americanas deve ser conhecido nos próximos dias. Devido à grande variedade de eleitores e ao processo de contagem dos votos por correio, os estados divulgam os resultados em ritmos diferentes, impossibilitando a definição de uma data exata para a apuração completa.
Nos Estados Unidos, o presidente não é eleito diretamente. Em 2016, Donald Trump teve quase três milhões de votos a menos do que Hillary Clinton, mas foi eleito porque somou 306 delegados. A mesma situação aconteceu nas eleições presidenciais de 1824, 1876, 1888 e 2000.