Onde falta acabar a eleição nos Estados Unidos? Veja resultados parciais
Do UOL, em São Paulo
05/11/2024 23h33
A corrida pela Casa Branca tem uma disputa apertada entre Donald Trump e Kamala Harris. A eleição dos Estados Unidos ainda tem votação acontecendo, embora algumas projeções de resultados já tenham sido divulgadas pela imprensa norte-americana.
O que dizem as projeções até 23h10
Donald Trump vence em 14 estados: Kentucky, Indiana, Virgínia Ocidental, Alabama, Flórida, Tennessee, Oklahoma, Missouri, Arkansas, Carolina do Sul, Texas, Dakota do Norte, Dakota do Sul e Wyoming, segundo projeção da imprensa americana.
A democrata Kamala Harris venceu até o momento em: Vermont, Maryland, Delaware, Massachusetts e Washington DC.
Os resultados são atualizados em tempo real no mapa acima e você pode acompanhar por lá como está a votação agora.
Horários do fechamento das urnas
As urnas fecham em horários escalonados, variando conforme cada estado. O Alasca será o último local a encerrar a votação, com fechamento marcado para 3h da manhã, no horário de Brasília.
- 23h - Arizona, Iowa, Michigan, Nova York, Texas, Wisconsin e outros
- 0h - Montana, Nevada e Utah
- 1h - Califórnia, Oregon, Idaho e estado de Washington
- 2h - Havaí
- 3h - Alasca
Quando sai o resultado oficial?
Os EUA podem levar dias para anunciar o vencedor das eleições presidenciais, ao contrário do Brasil, onde os resultados eleitorais são divulgados em poucas horas. As primeiras urnas foram fechadas às 20h desta terça-feira (5), em Kentucky e Indiana.
O primeiro estado-pêndulo a encerrar a votação foi a Geórgia, às 21h, com Vermont e Virgínia. Às 21h30, foi a vez Carolina do Norte, Ohio e Virgínia Ocidental. As urnas de Pensilvânia, Flórida e Massachusetts fecharam às 22h.
O vencedor deve ser conhecido nos próximos dias. Devido à grande variedade de eleitores e ao processo de contagem dos votos por correio, os estados divulgam os resultados em ritmos diferentes, impossibilitando a definição de uma data exata para a apuração completa.
O presidente não é eleito diretamente. Em 2016, Donald Trump teve quase três milhões de votos a menos do que Hillary Clinton, mas foi eleito porque somou 306 delegados. A mesma situação aconteceu nas eleições presidenciais de 1824, 1876, 1888 e 2000.