Trump vence todos estados-chave e conquista 6 pêndulos a mais que em 2020
Do UOL, em São Paulo
10/11/2024 00h12Atualizada em 10/11/2024 00h16
O republicano Donald Trump venceu em todos os sete estados-chave e conquistou seis estados-pêndulos a mais do que na campanha de 2020, quando havia vencido apenas na Carolina do Norte.
O que aconteceu
Trump venceu a democrata Kamala Harris em todos os estados decisivos. São eles: Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Geórgia, Carolina do Norte, Arizona e Nevada.
Em 2020, o republicano venceu apenas na Carolina do Norte. Naquele ano, ele perdeu nos outros seis estados.
Desempenho de Trump também melhorou em estados tradicionalmente democratas.
O que são estados-pêndulos
Estados-pêndulos são conhecidos como os swing states ou estados roxos. Nesses locais historicamente não há grande predominância de vitórias republicanas ou democratas e a cada eleição o resultado pode ser diferente.
A maioria dos estados americanos é fiel a um dos partidos. Por isso, não há surpresas durante a contagem dos votos.
Estados que variam os escolhidos, elegendo tanto republicanos quanto democratas, são chamados de roxos. Geralmente com margens acirradas, eles representam a mistura entre os partidos vermelho (Republicanos) e azul (Democratas). Eles estão espalhados pelo país e podem variar a cada eleição. Nas últimas décadas, os estados de Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Arizona, Geórgia, Nevada e Carolina do Norte tem sido considerados muito decisivos.
Candidatos valorizam a opinião de cada estado porque eleições acontecem em sistema de colégio eleitoral. Nos EUA, o presidente e vice não são eleitos diretamente pelo voto dos cidadãos, mas por representantes de cada estado - em um número que varia entre 3 e 54, proporcionalmente ao tamanho da população e dos parlamentares.
Candidato recebe votos de todos os delegados do estado, independentemente das porcentagens. Ou seja, se a votação ficar 51% a 49% em um estado com dez delegados, o candidato que teve mais votos levará os dez representantes.
Os estados de Maine e Nebraska são os únicos que fogem à regra, usando o método do distrito congressional. Neste caso, os estados indicam dois votos de delegados para o vencedor no estado todo e, em seguida, um voto de delegado para o vencedor do voto popular em cada distrito.