'Fracasso não é uma opção', diz Guterres sobre mudanças climáticas no G20
António Guterres, secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), afirmou no Rio que "o fracasso não é uma opção" na luta dos países contra as mudanças climáticas.
O que aconteceu
'2024 deve ser o ano mais quente da história', disse Guterres. Em sua fala, ele lembrou a seca na Amazônia e as enchentes que atingiram recentemente o Rio Grande do Sul.
Secretário-geral lembrou que 'a desigualdade está crescendo'. Segundo ele, os membros do G20 devem oferecer apoio aos países mais vulneráveis na área financeira.
Guterres pediu paz em Gaza, no Líbano e no Sudão. O secretário-geral defendeu o cessar-fogo nos diferentes confrontos e processos de negociação entre os países envolvidos nessas guerras.
Guterres defende reforma do Conselho de Segurança
Guterres disse que mudança no Conselho de Segurança da ONU é 'essencial'. Segundo ele, o órgão deixou de representar a diversidade do mundo. Ele destacou o fato de nenhum país africano ou de outra parte do Sul Global ser membro do grupo hoje.
A reforma do sistema multilateral é absolutamente indispensável para fazer frente aos desafios do nosso tempo.
António Guterres, no G20
Secretário-geral da ONU falou à imprensa na tarde de domingo (17), no centro de imprensa do encontro do G20. Espaço foi instalado ao lado Museu de Arte Moderna do Rio.
Lula e Guterres estiveram juntos neste sábado (16). O encontro aconteceu pela manhã. Na conversa, o presidente brasileiro defendeu a continuidade do G20 Social, painel criado por ele e dedicado a discutir questões relativas à redução das desigualdades e temas correlatos.
Do Rio, Guterres seguirá para Baku, no Azerbaijão. A cidade sedia desde segunda (11) a COP29, conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas. A COP29 termina na próxima sexta (22).