Dinamarquesas envenenadas por metanol no Laos vomitaram sangue por 13 horas
Do UOL*, em São Paulo
27/11/2024 09h31
Duas mochileiras dinamarquesas, que morreram após ingerir bebida adulterada com metanol no Laos, teriam enviado uma mensagem a um amigo dizendo que estavam vomitando sangue por horas. Além delas, mais quatro turistas morreram na intoxicação em massa.
O que aconteceu
Anne-Sofie Orkild Coyman, 20, e Freja Vennervald Sorensen, 21, beberam o mesmo lote de álcool misturado com metanol. As duas faziam uma viagem pelo Sudeste Asiático e estavam hospedadas no Nana Backpackers em Vang Vieng.
Relacionadas
As turistas planejavam se encontrar com um amigo belga durante o passeio no país. As jovens, então, avisaram a ele que o encontro não seria possível porque estavam vomitando sangue por horas. Depois disso, não enviaram mais nenhuma mensagem.
O belga passou dias procurando por elas, até descobrir que haviam morrido. Ele teria pedido ajuda para um amigo, que publicou o relato na rede social Reddit no dia 18 de novembro e deixou um alerta para pessoas que fossem viajar ao Laos. ''Por mais de 72 horas nenhum contato pôde ser feito, embora elas tivessem combinado de se encontrar em Vang Vieng. O estranho foi que a última mensagem dizia que ambas estavam vomitando sangue há 13 horas'', escreveu.
A polícia local declarou que as dinamarquesas beberam no bar do albergue no dia 12 de novembro. Na sequência, elas teriam ido visitar outros bares da região e voltado para o quarto por volta da 00h, segundo informações do New York Post. As duas foram encontradas inconscientes no chão do banheiro no dia seguinte.
Seis mortos por suspeita de envenenamento
Além das dinamarquesas, dois australianos, uma britânica e um americano teriam sido as vítimas. Pelo menos cinco dos que morreram estavam hospedados no mesmo albergue. Segundo o New York Post, há outros 11 estrangeiros que foram intoxicados e estão hospitalizados.
A investigação aponta que as doses de álcool tenham sido distribuídas gratuitamente na hospedagem. A agência de notícias estatal do Laos, KPL, disse na sexta-feira (22) que as autoridades estavam reunindo evidências e relatos de testemunhas após as mortes dos estrangeiros devido à suspeita de "consumo de bebidas alcoólicas contaminadas".
O governo do Laos disse que está ''profundamente triste com as mortes dos turistas''. "Estamos conduzindo investigações para encontrar as causas do incidente e levar os perpetradores à justiça, de acordo com a lei", disse em seus primeiros comentários oficiais publicados no site do Ministério das Relações Exteriores no sábado (23).
Falsificações de marcas famosas de álcool e bebidas destiladas caseiras são um problema no Laos. Austrália e Grã-Bretanha alertaram seus cidadãos para serem cautelosos ao consumir bebidas lá. O metanol é um álcool tóxico usado industrialmente como solvente, pesticida e fonte de combustível alternativa, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.
* Com informações da Reuters