Topo

Alemanha dissolve parlamento e abre caminho para saída de Olaf Scholz

Olaf Scholz, chanceler da Alemanha, em imagem de arquivo Imagem: RALF HIRSCHBERGER / AFP

Do UOL, em São Paulo*

27/12/2024 07h38

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, dissolveu a câmara baixa do parlamento hoje para permitir eleições antecipadas em 23 de fevereiro, após o colapso da coalizão de três partidos do chanceler Olaf Scholz.

O que aconteceu

Olaf Scholz perdeu um voto de confiança no parlamento no início deste mês. A saída dos Democratas Livres, liderados pelo ministro das Finanças Christian Lindner, deixou o governo sem maioria legislativa.

Relacionadas

A votação deu início à campanha eleitoral com o conservador Friedrich Merz como desafiante. Pesquisas indicam que Merz provavelmente substituirá Scholz e critica o governo atual por impor regulamentações excessivas e sufocar o crescimento.

Os conservadores têm uma vantagem confortável de mais de 10 pontos sobre o SPD na maioria das pesquisas. O partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) está ligeiramente à frente do partido de Scholz, enquanto os Verdes ocupam a quarta posição.

Os partidos tradicionais se recusam a governar com o AfD, mas sua presença complica a aritmética parlamentar, tornando mais prováveis coalizões difíceis.

*Com Reuters

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Alemanha dissolve parlamento e abre caminho para saída de Olaf Scholz - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional