Por que o Mar Negro é ponto de trégua na guerra entre Ucrânia e Rússia
![Navio cargueiro levando grãos ucranianos é visto no Mar Negro [Imagem de arquivo] - REUTERS/Umit Bektas//File Photo](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/c0/2023/07/17/navio-cargueiro-levando-graos-ucranianos-e-visto-no-mar-negro-imagem-de-arquivo-1689603442971_v2_450x337.jpg)
![Navio cargueiro levando grãos ucranianos é visto no Mar Negro [Imagem de arquivo] - REUTERS/Umit Bektas//File Photo](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/c0/2023/07/17/navio-cargueiro-levando-graos-ucranianos-e-visto-no-mar-negro-imagem-de-arquivo-1689603442971_v2_450x337.jpg.webp)
Colaboração para o UOL, de Belo Horizonte*
25/03/2025 15h28
A Casa Branca anunciou nesta terça-feira (25) que Ucrânia e Rússia concordaram em evitar ataques militares contra navios no Mar Negro. As negociações foram realizadas separadamente, na Arábia Saudita.
O Mar Negro tem um grande valor geoestratégico na região, e a trégua beneficiará ambos os países.
O que aconteceu
Rússia e Ucrânia possuem litoral no Mar Negro. Ele tem uma grande importância estratégica e econômica para esses países.
A península da Crimeia, república autônoma da Ucrânia que foi anexada pela Rússia em 2014, fica localizada nesse mar. Desde o início da guerra, em 2022, os russos conquistaram e ocuparam outras grandes partes do sul da Ucrânia no Mar Negro.
Grande parte das exportações de grãos, fertilizantes e outros produtos russos é feita através dos portos do Mar Negro. Eles utilizam essas rotas para enviar mercadorias a países que não aderiram às sanções ocidentais contra o país.
As rotas comerciais do Mar Negro também são de grande importância para a Ucrânia. Em tempos de paz, mais de 50% das exportações totais ucranianas eram feitas por meio de seu maior porto no Mar Negro, em Odessa.
A região do Mar Negro também é considerada um dos maiores celeiros de cereais do mundo. Antes do início da guerra, a Rússia e a Ucrânia eram responsáveis, juntas, 60% das exportações globais de óleo de girassol, quase 24% de trigo e cerca de 19% de cevada.
Em julho de 2022, os países fizeram um acordo para a navegação segura no Mar Negro, em uma negociação envolvendo a Turquia, a ONU e a Rússia. Entretanto, Moscou se retirou da iniciativa em julho de 2023 após acusar o Ocidente de não cumprir sua parte no acordo.
Novo acordo garante a segurança da navegação. Segundo o governo dos Estados Unidos, ambos os países concordaram em eliminar o uso da força e prevenir o uso de navios comerciais para fins militares no Mar Negro.
Para chegar a um acordo, os EUA garantiram apoio à Ucrânia nos esforços "para a troca de prisioneiros, a libertação de civis e o retorno das crianças ucranianas deslocadas à força". No lado russo, que sofre com inúmeras sanções, os norte-americanos prometeram apoiá-los a "restaurar o acesso" ao mercado "mundial de exportações de produtos agrícolas e fertilizantes, reduzir os custos dos seguros marítimos e melhorar o acesso aos portos e aos sistemas de pagamento para estas transações".
(Com AFP e Deutsche Welle)