Destroços, desespero e feridos: veja fotos e vídeos do terremoto na Ásia
Do UOL, em São Paulo
28/03/2025 07h44
O terremoto de magnitude 7,7 com epicentro em Mianmar que foi sentido em outros países asiáticos hoje deixou ao menos 153 pessoas mortas.
O que aconteceu
Epicentro do terremoto ocorreu perto de Mandalay, a segunda maior cidade de Mianmar, por volta das 12h50 no horário local (3h20 em Brasília). Doze minutos depois, um tremor secundário de magnitude 6,4 foi registrado na mesma região.
Ponto do tremor, a 10 km de profundidade, é considerado raso pelas autoridades, o que pode ter contribuído com a gravidade do fenômeno. No país do epicentro, ao menos 144 pessoas morreram. Três delas estavam em uma mesquita que desabou parcialmente em Taungoo e outras duas em um hotel que caiu em Aung Ban.
Na Tailândia, nove pessoas morreram após o desabamento de vários prédios na região de Bangkok. Oito deles trabalhavam em um prédio de 30 andares em construção. Autoridades dizem que cerca de 320 pessoas estavam no canteiro de obras no momento do terremoto.
Primeiras fotos após o tremor mostram desespero de testemunhas e trabalhos de socorristas. Cães farejadores foram enviados para pontos de desabamento em busca de sobreviventes.
Outros edifícios precisaram ser evacuados por risco aos moradores e trabalhadores. Algumas das imagens mostram pessoas sendo retiradas dos escombros por equipes médicas. Não há clareza sobre quantas pessoas podem estar feridas e o número de mortos pode subir.
O tremor foi tão forte que piscinas localizadas em topos de prédios na Tailândia viraram "cachoeiras". Testemunhas gravaram edifícios tremendo e a água caindo das bordas.
Em Mianmar, uma rua chegou a ficar rachada com o impacto do terremoto. O país declarou estado de emergência em seis regiões e pediu ajuda internacional. O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, afirmou que o país está de prontidão para "oferecer toda a assistência" necessária.