Topo

O aparelho perfeito por Desmond Tutu: "conscientizador" de família humana

Desmond Tutu é arcebispo emérito da Cidade do Cabo, na África do Sul, e vencedor do Prêmio Nobel da Paz - Oryx Media/The New York Times
Desmond Tutu é arcebispo emérito da Cidade do Cabo, na África do Sul, e vencedor do Prêmio Nobel da Paz Imagem: Oryx Media/The New York Times

Desmond Tutu

16/12/2014 06h00

Um grupo de personalidades internacionais responde à grande questão: qual é o seu aparelho perfeito?

Na África do Sul, chamamos a essência de ser humano de “ubuntu”, que significa que uma pessoa é o que é através dos outros. Eu sou porque você é; só podemos ser humanos juntos. Espero que um dia todos façam essa descoberta.

Eu digo sempre: “Ainda bem que não sou Deus”. Dá para imaginar como é duro ser Deus? Ele nos vê a todos como Seus filhos, sem exceção. E no século passado, viu alguns deles jogar seis milhões de irmãos nas câmaras de gás, em um assassinato em massa horrendo chamado Holocausto. Deus nos deu o dom do livre arbítrio e não vai anulá-lo simplesmente por termos feito uma má escolha.

Há muitos outros exemplos de covardia e desumanidade cometidos antes e depois do Holocausto: escravizamos outras pessoas, transformando-as em mercadoria para ser comercializada feito gado; construímos campos de concentração e gulags. Na Irlanda do Norte, até bem pouco tempo atrás, católicos feriam e matavam protestantes e vice-versa. Houve outros genocídios, como o de Ruanda. E também a injustiça racial medonha na África do Sul e a opressão cruel chamada apartheid.

Crianças em muitas partes do mundo são agredidas sexualmente ou forçadas a se tornarem máquinas assassinas, ou soldados mirins. O estupro é usado como arma de guerra. Como pode Deus não chorar quando mais de 200 jovens foram sequestradas pelo Boko Haram na Nigéria? Ou quando um ataque aéreo israelense mata quatro crianças que brincavam na praia, em Gaza? Ou quando o Estado Islâmico exibe uma vítima que sabe que será decapitada? Ou quando um avião comercial é abatido sobre a Ucrânia e quase 300 inocentes desaparecem em uma nuvem de fumaça?

Qual é o meu aparelho ideal? Ele ainda tem que ser inventado. Será um instrumento maravilhoso que emite raios invisíveis, e quem for atingido por eles de repente descobrirá que todos somos membros da mesma família – a família humana, a família de Deus. Martin Luther King Jr. disse: "Temos de aprender a viver juntos feito irmãos ou morrermos juntos feito idiotas". Por favor, meu Deus, será que alguém pode inventar um desses logo?