Por que o poodle virou o cão preferido dos chineses?
Nas metrópoles superlotadas do leste da Ásia, os poodles toy marrons tornaram-se o último acessório indispensável.
Eles desfilam pelas ruas da China usando suéteres, gravatas borboleta e fantasias de dinossauro. São tão populares em Tottori, no Japão, que a polícia acrescentou a suas fileiras duas poodles toy, Fuga e Karin. Na China, os bichinhos são conhecidos como "taidi", uma variação da palavra inglesa "teddy" [ursinho].
Mas por que poodles toy? E por que marrons?
Os chineses amantes de poodles dizem que a raça é inteligente, amigável e tem personalidade parecida com a dos humanos. Segundo eles, a pelagem cor de café diferencia os cãezinhos de outros poodles e facilitam esconder a sujeira das ruas.
Nas cidades obcecadas por higiene da Ásia oriental, há outra vantagem: os poodles toy são conhecidos por soltar poucos pêlos.
"Eu a considero um membro da família", disse Xu Chen, 25, uma comissária de bordo de Pequim cuja poodle, Ceicei, é limpa, carinhosa e não dá muita despesa. "Ela é linda e muito inteligente."
- 49657
- http://noticias.uol.com.br/enquetes/2016/09/08/o-poodle-e-sua-raca-de-cao-preferida.js
Os cães já foram considerados um luxo burguês na China, e os grandes animais são proibidos em partes das grandes cidades. Isso provocou um boom no mercado de cães pequenos, e cada "poodle toy" custa centenas de dólares.
Dos cerca de 950 mil cachorros que havia em Pequim no ano passado, mais de 13%, ou cerca de 125 mil, eram poodles toy, segundo o Beijing Kennel Club. Eles superavam outras raças como o bichon frisé, o golden retriever e o corgi.
Shen Ruihong, que dirige o clube canino, disse que a demanda por poodles toy na China aumentou vários anos atrás, depois de uma moda no Japão. Os poodles toy começaram a aparecer em programas de televisão populares e logo "se tornaram virais", disse ele, especialmente entre as mulheres jovens, que alimentam muitas modas.
"Quanto mais pessoas os criavam, mais pessoas os queriam", disse ele. "Agora temos demais."
* Yufan Huang e Emma Du colaboraram na pesquisa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.