Topo

Frio intenso se espalha pelo Sul e faz nevar nos três Estados; estradas são fechadas

Lucas Azevedo

Do UOL, em Urupema (SC)

23/07/2013 08h27

A terça-feira (23) amanheceu gelada em todo o Sul do Brasil, como há muito tempo não se registrava. Neve, chuva, vento forte e temperaturas negativas estão sendo registrados nos três Estados, do sul gaúcho ao norte paranaense.

Ao longo da manhã se contabilizarão os acúmulos de neve da madrugada, especialmente no planalto norte de Senta Catarina e no Paraná.

Conforme a empresa de meteorologia MetSul, o esperado para os dois Estados são as maiores precipitações dos últimos cinquenta anos.

Em SC, segundo dados do Climaterra meteorologia, esta terça, em termos de frio e chuva, já é o dia mais frio em Florianópolis desde 1911. Em Urupema, na serra do sul catarinense, no início da manhã fazia -4ºC.

No Paraná, às 6h50, a capital Curitiba registrava 2ºC, com sensação térmica de -3ºC. Ainda não havia nevado sobre a cidade, mas segundo os meteorologistas é questão de tempo.

Para o Instituto Tecnológico Simepar, o resfriamento está ingressando no Paraná ao longo do dia, o que deve fazer com que os registros até a meia noite de hoje sejam os mais baixos do ano.

No início da manhã, nove cidades haviam relatado queda de neve. A menor temperatura foi registrada no Estado foi em Guarapuava: - 1,4ºC. Na cidade, o acúmulo de neve provocou a queda do telhado de uma loja de departamento, segundo a "Folha de S.Paulo".

Por volta das 7h, as capitais gaúcha e catarinense marcavam, respectivamente, 3,7ºC e 6ºC. Até o fechamento dessa matéria, às 7h20, a mínima da madrugada no RS não havia sido apurada.

Estradas fechadas

A atenção redobrada fica por conta da população carente que enfrenta o frio e as estradas das serras, que começaram a ser fechadas devido ao gelo já na noite dessa segunda-feira.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) foi obrigada a bloquear as BRs 116 e 282, nos trechos catarinenses, devido ao congelamento das pistas.

Estradas estaduais também tiveram o fluxo interrompido, como foi o caso da SC-280, entre os municípios catarinenses de Canoinhas e Porto União, e da SC-350, entre Lebon Régis e Santa Cecília, no centro e norte do Estado.

São Paulo tem madrugada mais fria do ano

A massa de ar polar que derrubou as temperaturas no Sul também atingiu São Paulo. A cidade teve a madrugada mais gelada do ano nesta terça-feira, com os termômetros na casa dos 9ºC. Antes disso o dia, a temperatura mais baixa do ano foi de 10,3ºC no dia 9 de maio.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Frio intenso se espalha pelo Sul e faz nevar nos três Estados; estradas são fechadas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Meio ambiente