Topo

Baixo nível de represa fecha projeto ambiental de barco-escola em Americana

Baixo nível da represa próximo fez com que o barco-escola encalhasse em Americana Imagem: Divulgação/Barco Escola

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana

04/07/2014 06h00

A crise hídrica no interior paulista fez com que uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) de Americana fosse obrigada a cancelar um projeto ambiental desenvolvido na represa de Salto Grande, em Americana.

A represa, que normalmente tem área de 14 quilômetros quadrados, pode ter perdido até meio quilômetro quadrado de área com água por conta da seca.

O projeto Ecosol, que seria realizado domingo, oferece à população, especialmente crianças, palestras educativas e fazem passeios de barco, além de receberem mudas de árvores e atuarem na remoção de lixo da represa.

A represa é abastecida com água do rio Atibaia, e é utilizada para a produção de energia elétrica. Segundo a Oscip Barco Escola da Natureza, o nível da água baixou pelo menos 60 centímetros.

Com isso, o barco ancorado que serve como sede da instituição, que ficava pelo menos 15 metros dentro da represa, a uma profundidade superior a um metro, está encalhado no chão do reservatório, em local com profundidade de apenas 30 centímetros.

Segundo a Oscip, o cancelamento ocorre porque, para embarcarem no passeio, as pessoas entram na sede da Oscip, no barco ancorado, e depois ingressam em outra embarcação.

“É uma questão de segurança. Como o barco ancorado não está mais na água, e sim fixado na terra, tivemos que cancelar para evitar danos a ele e também que, com o peso das pessoas, ele venha a se desequilibrar e cair na terra”, informou o gestor ambiental da Barco Escola, Denis Marto.

Ainda segundo a Oscip, a situação na represa de Salto Grande é crítica, especialmente porque, com a queda na captação de água, os problemas ambientais, já severos, pioram ainda mais.

“Existe uma maior concentração de poluentes e grande prejuízo ambiental”, avalia Marto. Ele ressalta ainda que o projeto, tradicionalmente realizado no primeiro domingo do mês, pode ter novas edições canceladas se a situação hídrica não melhorar.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Baixo nível de represa fecha projeto ambiental de barco-escola em Americana - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Meio ambiente