Muitos preveem que este momento atual de concorrência exacerbada entre plataformas de streaming não vai durar para sempre. Empresas vão se fundir, algumas vão sair do mercado e outras vão mudar o foco de sua atuação. Esse excesso de ofertas, se por um lado até confunde, por outro é ótimo para o assinante. Digo isso pensando nas possibilidades que abre para quem tem interesse e paciência de pesquisar onde estão os melhores conteúdos e os melhores preços ao seu alcance. Essa combinação é determinante na escolha. Para atrair novos assinantes, as plataformas têm feito ofertas atraentes, incluindo o que chamam de "degustação", ou seja, a possibilidade de experimentar o serviço por um tempo determinado (um mês ou mais) pagando um preço especial. Para provar que estas ofertas são para valer, os serviços de streaming não colocam dificuldades para quem deseja cancelar a assinatura após a experiência. E é aí que mora o perigo. Ou melhor, o problema para as plataformas. As taxas de cancelamento são enormes. De acordo com uma pesquisa da consultoria Deloitte divulgada esta semana, a taxa de cancelamento de serviços de streaming nos EUA permanece constante em 37%. Em países como Reino Unido, Alemanha e Japão está em cerca de 30%. "A notícia é que o cancelamento veio para ficar", disse Jana Arbanas, vice-presidente da Deloitte ao site "Hollywood Reporter" nesta terça-feira (29). "As empresas de streaming terão que lidar com essa volatilidade consistente dos assinantes". Talvez o dado da pesquisa mais preocupante para as empresas seja a constatação de que mais da metade dos jovens adicionou e cancelou um serviço de streaming nos últimos seis meses. Isso sinaliza a maior intimidade das novas gerações com o universo digital e a maior facilidade em navegar pelas plataformas. Como diz Jana Arbanas, "inscrever-se e acessar algo e depois cancelá-lo e reativá-lo não é assustador para eles (os mais jovens) da maneira que é para outras gerações". A executiva acrescenta: "Eu certamente posso pensar em minha mãe, que teria dificuldade em navegar nisso, enquanto meu filho está feliz em fazer isso e gerenciar seu portfólio de uma maneira que ele possa obter o conteúdo que deseja". |