ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

20. Há 27 congressistas que faltaram a um terço das sessões em 2011

 

Data de divulgação
31.mar.2012

O escândalo
Levantamento feito pelo site "Congresso em Foco" mostrou que 23 deputados e 4 senadores faltaram a mais de um terço das votações em 2011. O dado foi publicado em 31.mar.2012.

A lista dos mais faltosos é encabeçada por membros da família do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou o site. "A deputada mais faltosa foi a mulher do ministro, Nice Lobão (PMDB-MA). E o senador mais faltoso foi o filho e suplente do ministro, Lobão Filho (PMDB-MA)".

Entre os mais ausentes na Câmara também aparecem 3 líderes partidários: Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Jovair Arantes (PTB-GO) e Giovanni Queiroz (PDT-PA).

O "Congresso em Foco" publicou em 30.mar.2012 um quadro com o ranking dos congressistas mais famosos.

Juntos, os 23 deputados e quatro senadores mais ausentes nas votações do Congresso em 2011 acumularam 1.240 faltas. Cada deputado incluído nesse grupo deixou de registrar presença em pelo menos 36 dos 107 dias com votação na Câmara, informou a reportagem. "No Senado, as faltas são contadas por sessões: os quatro senadores menos assíduos faltaram a mais de 45 das 126 sessões deliberativas".

Quase todas as faltas foram justificadas e abonadas. "Para o trabalhador comum, tantas ausências implicariam desconto líquido e certo no salário, quando não a demissão por justa causa. Mas este não é o caso dos parlamentares. O congressista só perde o mandato se deixar de comparecer a um terço das sessões deliberativas sem justificativa", publicou o site.

Apenas 105 das 1.240 faltas resultaram em algum desconto nos pagamentos dos congressistas, escreveu o "Congresso em Foco". Mas os políticos têm a chance de serem perdoados mesmo por essas faltas: têm até o último dia de mandato para justificar e comprovar o motivo da ausência.

Outro lado
A deputada Nice Lobão (PMDB-MA) e o senador Lobão Filho (PMDB-MA) disseram que as ausências são devidas a graves problemas de saúde, publicou o "Congresso em Foco".

O "Congresso em Foco" publicou em 31.mar.2012 as explicações dos congressistas para suas faltas.

O que aconteceu?
Nada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos