ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

25. Vital do Rêgo (PMDB-PB) emprega fantasma no gabinete

 

Data de divulgação
22.mai.2012

O escândalo
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi acusado pelo pai de uma de suas funcionárias de manter a moça como fantasma em seu gabinete, noticiou a "Folha de S.Paulo" em 22.mai.2012.

Na época de divulgação do caso, Vital era presidente da CPI do Cachoeira, comissão encarregada de investigar as ligações de políticos com o empresário Carlinhos Cachoeira, que segundo a Polícia Federal chefiava uma máfia de jogos.

A reportagem afirma que a funcionária em questão é Maria Eduarda Lucena dos Santos. A moça é personagem de outra polêmica: ela se diz coautora do hit "Ai, Se Eu te Pego", cantado por Michel Teló, e contesta o músico na Justiça.

"O emprego foi arrumado pelo pai de Maria Eduarda, o jornalista Adelson Barbosa, que admitiu à Folha que a filha foi contratada para receber pelos trabalhos que ele e outros dois jornalistas executariam: publicar reportagens favoráveis ao senador na imprensa local", escreveu a "Folha".

Barbosa trabalha no jornal "Correio da Paraíba". Segundo ele, partiu do senador a sugestão para burlar as normas do Senado, afirmou a reportagem. "Quem faz o trabalho sou eu e meus outros dois colegas. Ele [senador], quando convidou a gente para fazer o trabalho, disse que não poderia nomear três pessoas. Ele sugeriu colocar uma pessoa e a gente divide o valor", disse.

"Poderia ser no meu nome, ou no de um dos outros dois. Só que eu não podia, porque o Senado exigia não ter outro vínculo [de trabalho]. Minha filha é estudante e sugeri que fosse no nome dela."

A Folha publicou que Maria Eduarda, que tem 20 anos, também afirmou que seu pai é quem responde pelo cargo. "Ela foi contratada em fevereiro de 2011 como assistente parlamentar com salário de R$ 3.450. E é dispensada de comprovar presença", disse o texto do jornal.

Outro lado
Na reportagem de 22.mai.2012, a "Folha" publicou que o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse o seguinte: "Não estou me lembrando dela [Maria Eduarda], não". Mas quando foi informado de quem se tratava, "ele disse que ela serve ao gabinete, mas não soube dizer o que a estudante faz". O senador também negou que o pai recebia o pagamento pela filha.

Em entrevista ao "Poder e Política", projeto do UOL e da Folha conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues, Vital afirmou que o pai de Maria Eduarda lhe pediu desculpas pela acusação e que ela trabalha regularmente em seu escritório político de João Pessoa. Clique aqui para assistir ao trecho da entrevista em que o senador fala sobre o assunto.

O que aconteceu?
Nada. O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse que a funcionária trabalha e dá expediente em seu escritório de João Pessoa.

UOL Cursos Online

Todos os cursos