ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

23. Helicóptero do SAMU é emprestado para transporte de Ideli Salvatti

Data da divulgação
11.out.2013

Um helicóptero destinado à remoção de vítimas de acidentes, conveniado ao Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), foi emprestado para o transporte da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, durante sua agenda em Santa Catarina, segundo reportagem publicada no "Correio Braziliense".

A aeronave é única do Estado preparada para o resgate de vítimas. O interior é equipado com maca, tubo de oxigênio e materiais de primeiros socorros. De acordo com o "Correio Braziliense", quando estava à disposição de Ideli, os equipamentos eram  retirados e a escala de atendimento, suspensa.

Outro lado

A Secretaria das Relações Institucionais afirmou ao "Correio Braziliense" que o helicóptero usado pela ministra é "multifunção" e "utilizado para transporte de autoridades, policiamento e missões de resgate". Segundo a nota oficial, Ideli fez uso da aeronave "sempre em agendas oficiais", com respaldo de decreto presidencial.

O que aconteceu?

O MPF (Ministério Público Federal) em Santa Catarina enviou, no dia 11.out.2013, uma lista de 11 perguntas a serem respondidas pelo superintendente da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Silvinei Vasquez. Entre os questionamentos, quem autorizou a viagem, o custo dos deslocamentos, se houve algum registro de acidente durante o empréstimo do helicóptero e se o sistema de serviço de socorro de vítimas foi desativado para que a aeronave transportasse a ministra.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos