ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

29. Renan Calheiros viaja em aeronave da FAB para fazer implante de cabelo

Data da divulgação
21.dez.2013

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), usou um jato da FAB (Força Aérea Brasileira) para viajar, no dia 18.dez.2013, até Recife. No dia seguinte, submeteu-se a uma cirurgia para implantar 10.118 fios de cabelo, segundo informações do jornal "Folha de S.Paulo".  

A ida a Pernambuco não constava na agenda oficial de Renan, mas no registro de voos da FAB a viagem foi justificada como motivo de "serviço".

Essa não é a primeira vez que o parlamentar usa o avião da FAB para fins particulares. Em junho, foi a Trancoso (BA) para o casamento da filha de Eduardo Braga (PMDB-AM). Inicialmente disse que não devolveria o valor referente ao voo, mas acabou recuando e devolvendo R$ 32 mil aos cofres públicos.

Decreto presidencial 4.244 de 2002, que regula o uso de aeronaves da FAB, determina que elas só podem ser utilizadas em caso de emergência médica, em viagens a serviço, em deslocamentos para o local de residência permanente do parlamentar e por motivo de segurança.

Outro lado

Renan informou, por meio da assessoria de imprensa, que faria uma consulta à FAB para saber se o trecho voado está dentro das regras estabelecidas no decreto presidencial que regulamenta a viagem de autoridades.

O que aconteceu?

A Presidência do Senado informou, por meio de nota, que o presidente da Casa devolveu aos cofres públicos R$ 27.390,25 pelo voo entre Brasília e Recife, de acordo com o "G1". O valor devolvido por Renan foi calculado pela FAB a partir do custo estimado do voo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos