ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

39. Prefeita maranhense é acusada de trocar gasolina por votos para Edson Lobão

Data de divulgação
3.out.2014

A campanha do candidato a governador do Maranhão Edison Lobão Filho (PMDB) negociou a troca de gasolina por votos de eleitores, segundo reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo".

A suposta compra de votos teria acontecido na cidade de Conceição do Lago Açu, localizada a 365 quilômetros de São Luís.

Mais de 400 proprietários de motocicletas teriam recebido combustível dos organizadores da visita do candidato à cidade, de acordo com o jornal. Em troca, os eleitores teriam estampado adesivos de Edison Lobão e da deputada federal Andrea Murad (PMDB) na lataria de suas motos. Os motociclistas também  acompanharam a carreata dos políticos e fizeram um buzinaço na cidade.

A suposta compra de votos teria sido viabilizada pela prefeita Marly Sousa (PSD). Ela teria contratado um caminhão com dois tanques de combustível que teria sido distribuído aos eleitores em um sítio a poucos quilômetros do centro da cidade. Cada motociclista teria direito a duas opções: encher o taque ou ganhar uma garrafa com 2,5 litros de gasolina.

Outro lado

Em resposta ao jornal "O Estado de S. Paulo", a prefeita Marly Sousa (PSD) alegou que teria organizado o evento com recursos próprios. Ela afirma que os R$ 15 mil gastos teriam saído de seu bolso e que Lobão Filho não teria contribuído com dinheiro ao evento.

Por meio de sua assessoria, a campanha de Edison Lobão afirmou que  a campanha não tem controle sobre as ações dos envolvidos e que não reconhecia os aliados que fizeram a distribuição de gasolina pela suposta troca de votos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos