36.5 deputados estão, há 3 anos, na lista dos mais faltosos
Data de Divulgação
4.ago.2010O escândalo
Os deputados Jader Barbalho (PMDB-PA), Marcos Antônio (PRB-PE), Nice Lobão (DEM-MA), Ciro Gomes (PSB-CE) e Vadão Gomes (PP-SP) aparecem há 3 anos entre os que mais se ausentam das votações na Câmara. Detalhe: o mandato tem 4 anos.
O levantamento foi feito pelo site "Congresso em Foco", que o publicou em 4.ago.2010. Segundo o site, dos 20 deputados que mais faltaram ao trabalho no 1° semestre de 2010, 10 aparecem na lista dos mais faltosos de, pelo menos, 2 anos da atual legislatura (2007-2011).
Esses 10 deputados são: Affonso Camargo (PSDB-PR), Alexandre Silveira (PPS-MG), Ciro Gomes (PSB-CE), Fernando de Fabinho (DEM-BA), Jader Barbalho (PMDB-PA), Marcos Antonio (PRB-PE), Marina Maggessi (PPS-RJ), Nice Lobão, Vadão Gomes (PP-SP) e Zé Vieira (PR-MA).
Explicações
O "Congresso em Foco" publicou ainda as explicações de alguns deputados sobre suas constantes faltas.
A deputada Nice Lobão (DEM-MA), esposa do senador e ex-ministro de Minas e Energia Edson Lobão (PMDB-MA), disse que não comparece ao trabalho por conta de graves problemas de coluna. Assim mesmo, ela tenta se reeleger. "O povo não me deixa desistir. Eu tenho um eleitorado muito cativo no Maranhão. O trabalho que fiz lá foi muito bem feito, é muito reconhecido", declarou a deputada ao site.
Jáder Barbalho (PMDB-PA) não atendeu aos repórteres do "Congresso em Foco". No 1° semestre de 2010 ele faltou a 79% das sessões deliberativas da Câmara. No entanto, tenta se eleger senador nas eleições de 3.out.2010.
O deputado e cantor gospel Marcos Antonio (PRB-PE), conhecido como Negão Abençoado, faltou a 66% das sessões deliberativas do 1° semestre e também quer seguir na vida de congressista. Ele tenta se reeleger deputado. De acordo com sua assessoria, ele falta ao trabalho por conta dos afazeres de seu cargo de presidente do PRB de Pernambuco.
Affonso Camargo (PSDB-PR) é o deputado que mais faltou em 2010. Até 3.ago.2010, ele havia comparecido a apenas 7 das 59 sessões deliberativas. A assessoria do deputado, segundo o "Congresso em Foco", acusou o site de faltar com a verdade.
Segundo a reportagem do site, os motivos não foram publicados porque a própria assessoria não os apresentou. Após a repercussão do n° de faltas, no entanto, a equipe do tucano disse que as ausências se devem a um problema de varizes no esôfago.
Marcelo Almeida (PMDB-PR) é o que mais acumula faltas não justificadas em 2010. Suas explicações foram enviadas ao "Congresso em Foco" em nota: "neste ano, as ausências sem justificativa foram concentradas nos meses de maio e junho, após a morte de Roberto Beltrão de Almeida, irmão do deputado, ocorrida em 21 de abril. Por várias vezes o deputado precisou permanecer em Curitiba para resolver questões familiares e empresariais decorrentes desse fato. Como as ausências de interesse pessoal não são justificáveis de acordo com o Regimento Interno da Câmara, as mesmas não foram justificadas à Mesa".
O que aconteceu?
Nada.