ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

17. Renan Calheiros usa jato da FAB para ir ao casamento em Porto Seguro.

Data da divulgação
4.jul.2013

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), usou uma aeronave da FAB para fins particulares no dia 15.jun.2013, segundo noticiou a Folha de S. Paulo.

Calheiros requisitou um avião modelo C-99 para ir de Maceió a Porto Seguro (BA) para participar do casamento da filha mais velha do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), na praia de Trancoso. O voo de volta foi às 3h da manhã do dia seguinte, para Brasília.

O casamento de Brenda Braga, filha do líder do governo, reuniu políticos e empresários. O cantor Latino foi contratado para fazer show privativo.

Outro lado

Renan disse que participou do "compromisso" como presidente do Senado e, como chefe de Poder, tem direito ao uso da aeronave oficial --mesmo que a viagem não seja oficial.

"Fui convidado como presidente do Senado, fui cumprir um compromisso como presidente do Senado. Quem está obrigado a ir a serviço é o ministro de estado. O presidente do Senado, o presidente da República, o presidente do Supremo Tribunal, eles têm transporte de representação porque ele é chefe de poder", disse Renan à Folha.

O que aconteceu?

Inicialmente, Renan afirmou que não iria ressarcir os cofres públicos. Porém, depois da repercussão, voltou atrás e decidiu devolver R$ 32 mil referentes ao custo do uso da aeronave da FAB.

UOL Cursos Online

Todos os cursos