ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

18. Henrique Alves usa jato da FAB para ir levar amigos e parentes a jogo da seleção no Rio

Data da divulgação
3.jul.2013

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), usou um avião da Força Aérea Brasileira para levar a noiva, parentes dela, enteados e um filho ao jogo da seleção no Maracanã, na final da Copa das Confederações, em 30.jun.2013, como revelou o jornal "Folha de S. Paulo".

Um jato C-99 da FAB foi buscar Alves e seus convidados em Natal. Decolou às 19h30 de sexta-feira rumo ao Rio de Janeiro e retornou no domingo, às 23h, após o jogo. Segundo a "Folha", pegaram carona com o deputado sete pessoas: sua noiva, Laurita Arruda, dois filhos e um irmão dela, o publicitário Arturo Arruda, com a mulher Larissa, além de um filho do presidente da Câmara. Um amigo de Arturo entrou no voo de volta.

O decreto 4244/2002, que disciplina o uso de aviões da FAB por autoridades, diz que os jatos podem ser requisitados quando houver "motivo de segurança e emergência médica, em viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente".

Outro lado

Alves afirmou que tinha ido ao Rio para uma reunião com o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PMDB). O encontro não estava previsto na agenda oficial dos dois. Disse também que ofereceu a carona para seus convidados pois havia lugares vagos no voo da FAB.

O que aconteceu?

Após a polêmica, Alves decidiu devolver aos cofres públicos cerca de R$ 9 mil, valor que seria gasto por seus acompanhantes para voar trecho idêntico em companhias áreas privadas, segundo informou a "Folha".

Ao programa "Poder e Política", Alves defendeu a criação de regras para oferecer carona em voos da FAB.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos