ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

02.Deputado Ernandes Amorim (PTB-RO) pede que a Câmara compre um jatinho para deputados

Data de Divulgação

03.jan.2010

O escândalo

O deputado Ernandes Amorim (PTB-RO) quer que o Congresso compre um jato para o transporte de deputados e senadores integrantes de comissões especiais.

Amorim protocolou requerimento na mesa da Câmara dos Deputados em dezembro ultimo. A proposta deve ser analisada em fevereiro, quando terminar o recesso. A ideia de Amorim é que a Câmara compre uma aeronave tipo Legacy --avaliado em cerca de R$ 25 milhões, segundo o deputado-- para o transporte de parlamentares integrantes de comissões especiais.

De acordo com Amorim, o dinheiro para a compra do jatinho viria dos descontos dos salários dos parlamentares faltosos. O deputado disse que está sobrando dinheiro na Câmara. "Só no ano passado, sobraram R$ 290 milhões."

As justificativas para a compra não convencem. "O Poder Legislativo é o mais rebaixado entre os poderes. Hoje em dia, qualquer empresário tem um avião. Por que a Câmara não pode ter?", questiona Amorim. O deputado diz ainda que, sempre que os parlamentares precisam se locomover, precisam "pedir esmolas" para a Força Aérea Brasileira (FAB). "Eles nunca podem nos atender", reclama.

O primeiro-secretário da Câmara, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG) disse, que a aquisição de um avião é desnecessária, e desmentiu a versão do colega. "Os deputados têm a cota de passagens e diárias. Além disso, a FAB está sempre a postos quando há alguma necessidade", afirmou.

O líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vacarezza (SP) criticou a proposta. "Sou favorável a todas as medidas que criem melhores condições de trabalho para os deputados. Mas tenho certeza de que a compra de um jatinho não deve ser é a prioridade do Congresso".

Amorim defende que a aeronave possa ser emprestada aos senadores, quando for necessário. Mas até no Senado a proposta gerou críticas. "Eu acho isso uma falta de inteligência. Não é nem uma questão de mérito em um congresso tão desgastado. Numa hora dessas, ficam inventando coisas que causam polêmica. Essa proposta [da compra do jatinho] é medíocre. Só contribui para deteriorar a imagem da instituição e criar uma irritação correta na população", disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Ernandes Amorim é um grande defensor da "qualidade de vida" dos parlamentares. "Quando fui quarto secretário do Senado, exigi a compra de carros novos. Estavam todos velhos, com problemas. Agora, como deputado, defendo a aquisição de um avião", disse.

Em 2000, Amorim entrou para a história do país como o segundo senador a ser cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele foi condenado à perda de mandato por abuso de poder político e econômico nas eleições de 1994. Agora deputado, diz que o Poder Legislativo está em desvantagem se comparado aos demais que compõem a República. "Estamos empobrecidos diante de outros órgãos. Não quero luxo, mas também não quero ficar pedindo esmola para a Aeronáutica", disse o deputado.

O que aconteceu?

Nada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos