ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

62. Deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) deixa 30% das faltas sem justificativa

Data de Divulgação

O escândalo

O deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) lidera o ranking de deputados que mais faltaram sem justificativa no 1º semestre de 2011, noticiou o site "Congresso em Foco" em 29.jul.2011. Em segundo lugar aparece a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF).

Segundo levantamento do "Congresso em Foco", Wladimir Costa faltou a 22 das 55 sessões deliberativas da Casa no 1º semestre. Ao todo, deixou de dar explicações formais para 17 faltas (30% do total). Jaqueline Roriz faltou 13 vezes, não justificou 10.

A reportagem afirmou que 198 dos 572 deputados que assumiram mandato no período observado faltaram pelo menos uma vez sem dar qualquer explicação para os eleitores. "Desses, 13 faltaram a mais de 10% das sessões deliberativas".

PMDB e o PR, de acordo com o site, são as siglas com mais representantes entre os 13 deputados que mais faltaram sem dar explicações, com 3 congressistas cada. PT e PSDB têm 2 deputados na lista cada. PMN, PSC e PV têm 1 cada.

Aqui, o ranking dos 13 deputados que mais faltaram sem justificativa no 1º semestre de 2011 elaborado pelo "Congresso em Foco".

Entre as Unidades da Federação, São Paulo é a campeã: 3 deputados no ranking dos que mais faltaram sem justificativa. O Pará vem em seguida com 2 deputados na lista.

Outro lado
O site "Congresso em Foco" publicou que "encaminhou e-mail e fez contato telefônico com todos os deputados reunidos nesta lista [dos que mais faltaram às sessões deliberativas do 1º semestre de 2011 sem justificar]". No entanto, a reportagem afirmou que poucos deputados retornaram o contato.

O texto publicado pelo site não apresenta explicações dos deputados Wladimir Costa (PMDB-PA) nem Jaqueline Roriz (PMN-DF), líderes do ranking.

Já o deputado André Vargas (PT-PR), que teve 10 ausências (6 sem justificativa), informou via assessoria de imprensa que seu percentual de frequência chega a quase 90%. Para ele, trata-se de "grande comparecimento para um deputado que integra comissões importantes como a Comissão Mista de Orçamento, que demanda muita dedicação, e a Comissão de Finanças e Tributação". Além disso, a equipe do deputado lembrou como razão das ausências o fato de ele integrar a Executiva Nacional do PT.

O que aconteceu?

Nada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos