ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

94. Duarte Nogueira (PSDB-SP) paga motorista com dinheiro da Câmara

Data de Divulgação

22.dez.2011

O escândalo

O deputado Duarte Nogueira, líder do PSDB na Câmara em 2011, paga com dinheiro público seu motorista particular em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, noticiou a "Folha de S.Paulo" em 22.dez.2011.

Segundo o jornal o motorista se chama José Paulo Alves Ferreira e é conhecido como Paulo Pedra. Desde julho de 2011 ele tem cargo de "secretário parlamentar" no gabinete de Duarte Nogueira. O salário, segundo a "Folha", chega a até R$ 1.900, dependendo das gratificações.

"O expediente é cumprido em Ribeirão Preto, base eleitoral de Nogueira e onde moram os filhos. O deputado confirmou que o motorista atende a seus filhos, mas só "fora do horário comercial" e quando o parlamentar não está na cidade. Ele afirmou "não ver nada demais nisso" ", publicou o jornal.

A reportagem afirmou que "regras da Câmara permitem o trabalho do assessor no Estado, mas a atividade deve ser inerente ao exercício do mandato parlamentar".

Rotina
O jornal afirmou que acompanhou a rotina do motorista de Duarte Nogueira durante 5 dias. Ele trabalha dirigindo um Toyota Corolla, registrado em nome da mãe do deputado, com quem ele mora. "Em dois desses dias, o motorista levou um filho do deputado a uma casa de ensaios de bandas de música".

A Folha afirmou também ter tido acesso a outras imagens anteriores do motorista conduzindo os filhos do deputado a um colégio, escola de inglês e curso de música. "O motorista também leva e busca as crianças em festas nos finais de semana", afirmou a reportagem.

Investigação
A "Folha" afirmou que "o Ministério Público Federal considera desvio de função a atuação de servidores em tarefas particulares" e deu um exemplo: em setembro de 2011, o Ministério Público Federal do Distrito Federal abriu investigação contra o ex-ministro Pedro Novais (PMDB-MA). Novais saiu do Ministério do Turismo após a Folha noticiar que ele pagava uma empregada doméstica e o motorista de sua mulher com dinheiro público.

A reportagem ainda lembrou que Duarte Nogueira foi um dos integrantes da oposição que pediu investigação contra Pedro Novais. Na época o deputado do PSDB disse: "Uma denúncia de prática de ilegalidade ou imoralidade por um ministro de Estado é gravíssima e não pode ser deixada de lado pelos poderes constituídos para ser esquecida pelo tempo".

Em 2011, segundo a "Folha", Duarte Nogueira ingressou com 41 pedidos de investigação contra ministros e servidores alvos de acusações.

Outro lado
O deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) disse, segundo publicado pela "Folha" em 22.dez.2011, não ver problema na utilização do motorista pago pela Câmara para transportar seus filhos. Apesar disso, ele afirmou ter dado orientação para que isso não aconteça. "Às vezes não estou lá e não dá para acompanhar tudo."

Duarte disse que o motorista leva seus filhos ao colégio quando a mãe não pode fazê-lo, "mas fora do horário comercial". "Ele às vezes dá uma cobertura, mas de forma alguma isso tem o sentido de ele descumprir o trabalho no escritório político", disse, segundo publicado pelo jornal.

"O motorista José Paulo Ferreira disse à Folha que nunca dirigiu para os filhos do deputado e que seu trabalho é exclusivamente para o parlamentar. Ele desligou o telefone após a reportagem informar que tinha fotos dele fazendo o contrário e não atendeu mais as ligações".

O que aconteceu?

Nada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos