ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

24.José Sarney (PMDB-AP) desrespeita STF e recontrata mulher de aliado

Data de Divulgação

11.mai.2010

O escândalo

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recontratou em abril, com salário de R$ 10 mil, a mulher de Raimundo Carreiro, ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) responsável pela análise das contas do Senado, informa reportagem publicada em 8.mai.2010 pela "Folha de S.Paulo" ( aqui , para assinantes da Folha e do UOL).

Maria José de Ávila fora demitida após o STF ampliar o conceito de nepotismo, em 21.ago.2008, para situações em que autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário contratam parentes de outras autoridades ( aqui , notícia da "Folha de S.Paulo" sobre o assunto).

O ministro Carreiro, marido de Maria José, passou 12 anos como secretário-geral do Senado e foi indicado para o TCU pelo próprio Sarney. No tribunal, Carreiro é o relator das contas da Casa em 2009 e 2010.

"Na mesma semana em que a mulher do ministro foi recontratada por Sarney, Carreiro pediu o arquivamento de um processo sobre a contratação sem licitação de uma empresa de serviços elétricos no Senado por R$ 485 mil", acrescenta a "Folha".

Sarney já foi alvo de denúncias de contratação de familiares no Senado. Abaixo, o escândalo n° 60 de 2009:

José Sarney tem amigos, aliados e parentes contratados pelo Senado.

Defesa
O ministro Raimundo Carreiro disse à "Folha de S.Paulo" que só o Senado responde pela readmissão de sua mulher, que agora trabalha na Secretaria do Sistema Integrado de Saúde. Ela não quis conversar sobre o assunto com o jornal.

José Sarney enviou nota, nota à "Folha" explicando que Maria José foi admitida por "ser especialista na área" e que "não há qualquer ato que caracterize vínculo entre o Congresso e o TCU". O TCU auxilia o Congresso a fiscalizar gastos da União.

O que aconteceu?

Nada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos