ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

12. Renan emprega sogra de assessor no Senado, filho na Câmara, tem funcionários fantasmas e aliado recebendo verba indenizatória em Alagoas

Data de Divulgação

05.05.2009

O escândalo

A Folha noticia que Amélia Neli Pizatto, 51, sogra do assessor de imprensa de Renan Calheiros (PMDB-AL), líder do partido no Senado, é funcionária-fantasma da Casa há seis anos, com salário de R$ 4.900. (Aqui).

Em 4 de junho, o Correio Braziliense (aqui, para assinantes), revelou que o filho de Renan, Rodrigo Rodrigues Calheiros, é empregado no gabinete do deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE). Segundo relato de outros funcionários, ele não costuma comparecer ao seviço.

Renan e seu assessor de imprensa, Douglas de Felice, não comentaram nenhum dos casos.

Em 23 de junho, o Correio Braziliense (aqui) noticiou que Renan usou parte da verba indenizatória para contratar um aliado político em Maceió. Ele teria repassado, no mês de abril, R$ 2,6 mil para Fábio Lopes de Farias referente a "aluguel de imóvel" para montagem de escritório político.

Empresário em Maceió, Farias é o segundo-suplente da executiva regional do PMDB, segundo informações do site do partido. A reportagem do Correio procurou a assessoria do líder do PMDB, deixou recado, mas não houve retorno. Tentou também, por telefone, encontrar Farias em Maceió, mas ele não foi localizado.

Em 27 de junho, reportagem da Folha (aqui, para assinantes) mostrou que Geraldo Anizio de Amorim, contratado por Renan Calheiros como motorista em Brasília desde 2003, dá expediente em Murici (AL), berço político da família Calheiros. Conhecido como Geraldão, ele é o chefe de gabinete de Renan Calheiros Filho, prefeito da cidade.

Renan também contratou outros aliados políticos em seu gabiente. Em outubro de 2008, deu emprego de assessor Carlos Ricardo Nascimento Santa Ritta (que retomou o cargo depois de ter tentando, sem sucesso, ser prefeio de Jequié da Praia, em Alagoas). Também está no gabinete o assessor parlamentar Everaldo França Ferro -segundo a "Folha", um dos emissários de recursos para a compra de rádios para Renan, além de ter o nome associado a outro escândalo, o da construtora Gautama -ele foi flagrado pela Polícia Federal em conversas com o empresário Zuleido Veras, dono da empreiteira Gautama, acusado de chefiar quadrilha que fraudava licitações.

A chamada "República de Murici" tem mais duas assessoras empregadas em cargos comissionados do Senado. Vice-prefeita da cidade até dezembro de 2008, Rita de Cassia Lins Tenorio foi premiada por Renan pai com um cargo de secretária parlamentar em janeiro de 2009, após ter sido alijada da chapa de Calheiros Filho que concorreu à reeleição.

Outra aliada, Marlene Galdino dos Santos e Santos, acumulou por dois meses no final de 2008 o cargo de presidente da Câmara Municipal de Murici com um cargo de assistente parlamentar. Ex-vereadora desde janeiro de 2009, ela mantém a vaga no Senado.

Segundo a Folha, Renan Calheiros "não respondeu ao recado deixado pela reportagem". Seu filho, o prefeito de Murici, Renan Calheiros Filho, bem como o assessor Geraldo Anizio de Amorim, não foram localizados.

Em 14 de setembro de 2009, o jornalista Fábio Pannunzio mostrou em seu blog (aqui) que Renan também contratou e autorizou pelo menos um apadrinhado político a estudar no exterior sem prejuízo dos vencimentos.

Rui Soares Palmeira, atualmente deputado estadual em Alagoas, esteve lotado no gabinete de Renan de 23 de fevereiro de 2005 a 31 de março de 2006. Ele viajou à Austrália em dezembro de 2005, enquanto ainda recebia o salário.

"Fui fazer um curso lá de Dezembro a Março", conta o ex-assessor de Renan Calheiros. "Aproveitei o período de recesso e de carnaval. Até aquele ano o recesso era mais longo, ia de 15 de Dezembro a 15 de Fevereiro", justifica.

O que aconteceu?

Nada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos