31.Senado paga motorista de ministro Hélio Costa (Comunicações) em BH
Data de Divulgação
23.04.2009O escândalo
A "Folha" publica reportagem informando que o assistente parlamentar lotado no gabinete do senador Wellington Salgado (PMDB-MG) Januário Rodrigues exerce em Belo Horizonte a função de motorista da família do ministro das Comunicações, Hélio Costa. Em 16 de fevereiro deste ano, o salário dele subiu de R$ 2.247,72 para R$ 2.694,64 mensais, de acordo com ato do diretor-geral do Senado.
Januário foi nomeado em 2003, logo após a posse de Costa como senador. Depois, Costa virou ministro das Comunicações de Lula, tendo assumido o seu 1º suplente, Wellington Salgado, que manteve Januário empregado - ainda que o funcionário continuasse a trabalhar como motorista de Costa.
Por meio de nota, o ministro das Comunicações disse: "[Januário Rodrigues] está lotado no gabinete do Senado desde 2003, quando fui eleito para o mandato de senador da República. Cumpre jornada em meu escritório e base eleitoral, em Belo Horizonte, das 8h às 14h". Costa argumenta depois de assumir o Ministério das Comunicações decidiu manter o seu vínculo administrativo com o Congresso Nacional, pois optou por receber o salário do Senado, abrindo mão dos vencimentos de ministro. Afirmou ainda que encaminhará requerimento à Mesa Diretora do Senado para saber se há "incompatibilidade na manutenção de Januário" como seu motorista em Belo Horizonte. O ministro não comentou porque não ocorreu a ele tomar a iniciativa de fazer a pergunta logo no início de seu trabalho como ministro.
Já o senador Wellington Salgado, suplente de Costa, disse que vai esperar a resposta da Mesa antes de tomar uma decisão. "Se for irregular, vamos nos adequar", afirmou.
Esse é o segundo escândalo envolvendo Helio Costa e Wellington Salgado neste ano.
Salgado também aparece nos escândalos 19 e 21.
O que aconteceu?
Nada.