ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

93. Senado paga pela instalação de TV no Maranhão, terra de Sarney

Data de Divulgação

16.dez.2011

O escândalo

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anunciou acordo de cooperação para que o Senado pague pela instalação de uma estação de rádio e TV digital na Assembleia Legislativa do Maranhão, noticiou "O Globo" em 16.dez.2011. "Só o transmissor digital custa R$1 milhão", publicou o jornal.

O Maranhão é um Estado sob influência política de Sarney e sua família. A governadora do Estado é Roseana Sarney, filha de José Sarney –ela foi eleita em 2010 para ocupar o cargo de jan.2011 a  dez.2014.

A parte da Assembleia maranhense no acordo com o Senado será retransmitir a programação da TV Senado e fazer manutenção dos equipamentos. Mas a TV também poderá ter seu próprio conteúdo, informou a reportagem.

"O acordo prevê ainda que o Senado colocará à disposição da Assembleia todos os equipamentos necessários à retransmissão local dos sinais de televisão em São Luís, incluindo o transmissor e outros equipamentos. O Maranhão é o segundo estado a ser beneficiado com essa cooperação com sistema de última geração digital. O primeiro foi a Paraíba", publicou "O Globo".

Estão na fila por um acordo parecido, com tudo pago pelo Senado, Amazonas, Rio de Janeiro, Amapá, Alagoas e Roraima.

Outro lado
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo de Melo, que é aliado de Sarney no PMDB, disse, segundo "O Globo": "Nós maranhenses sempre tivemos a honra dessa parceria com o presidente Sarney. Temos a felicidade de ter esse brasileiro na presidência do Senado".

O secretário de Comunicação do Senado, Fernando César Mesquita, afirmou que a intenção é atuar para implantar emissoras da TV e Rádio Senado pelo Brasil inteiro. Segundo ele, a iniciativa pretende reduzir custos no esforço de expansão das emissoras e viabilizar o funcionamento de canais legislativos.

Já Sarney disse que "o objetivo [da cooperação] é trabalhar pela democracia" e que o Maranhão vai receber uma tecnologia de alta definição e toda a experiência dos técnicos do Senado.

Em 16.dez.2011, a assessoria do Senado publicou uma nota em resposta à reportagem de "O Globo". A íntegra está disponível aqui.

No texto, a Casa afirmou que há equívoco "ao afirmar que "o Senado vai arcar com os custos de instalação de uma estação de rádio e TV digital na Assembleia Legislativa do Maranhão". Na verdade e segundo o que foi informado à imprensa na oportunidade, o Senado arcará com o custo do equipamento de transmissão e a Assembleia será responsável pela despesa de instalação da estação e pelo seu custeio mensal, em local tecnicamente adequado e em torre de transmissão própria".

O que aconteceu?

Nada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos